ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Artes

Músicos da periferia se unem para compartilhar arte das ruas

Ideia de divulgar eventos culturais surgiu enquanto os fundadores ministravam oficinas de grafite e poesia

Aletheya Alves | 22/05/2022 07:27
Rodrigo, Luan e Celso são os responsáveis pelo programa TV Quadra1. (Foto: Marcos Maluf)
Rodrigo, Luan e Celso são os responsáveis pelo programa TV Quadra1. (Foto: Marcos Maluf)

Trabalhando com Hip Hop, grafite e poesia há anos, um grupo de artistas se reuniu para criar um canal nas redes sociais e divulgar ainda mais eventos culturais produzidos pela e para as ruas. Com a ideia em mente por um tempo, os fundadores do TV Quadra1 explicam que tudo começou em meio a rodas de grafite e poesia no Nova Lima.

Com formato informativo produzido apenas com celular, o primeiro episódio do canal foi publicado neste mês. Idealizador do nome, Luan Fioravante de Souza conta que é microempreendedor, músico e DJ no grupo de rap La Firma Zn Clã. E, graças à sua bagagem cultural, é que parte das ideias de divulgar eventos da Capital surgiu.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O maior motivo de criar o TV Quadra1, creio eu, foi de morar na periferia e ver que temos vários artistas de vários segmentos que, por algum motivo, ainda não atingiram a grande mídia. Então criamos essa maneira diferente de abranger alguns temas com esse pessoal, conta Luan.

Para o músico, difundir a cultura das comunidades de forma coletiva é o que movimenta o artista de rua e fomenta assuntos que a população não tem tanto acesso. Já em relação ao nome do canal, ele narra que a ideia surgiu enquanto ministrava aula de grafite e poesia na esquina de casa.

Esquina da casa de Luan é a inspiração para o nome do programa. (Foto: Marcos Maluf)
Esquina da casa de Luan é a inspiração para o nome do programa. (Foto: Marcos Maluf)

Com o tempo, as rodas de grafite e poesia continuaram crescendo e seguindo para outras esquinas da cidade, então a de sua casa ficou conhecida como a esquina número 1.

Além de Luan, o projeto foi criado por Rodrigo Camargo da Silva Pereira, que é MC do La Firma, e Celso Ricardo Jara da Costa, que também é músico. Conforme Rodrigo detalha, o programa de vídeo está relacionado ao envolvimento dos criadores com o movimento Hip Hop no Estado.

“Resolvemos criar o canal para ser mais um elo entre a cultura Hip Hop e a cidade no geral. Além disso, tudo o que acontece nos bairros e que não tem espaço e visibilidade em nossa cidade e estado será nosso foco”, Rodrigo diz.

Sobre sua trajetória cultural, o MC explica que foi justamente com o Hip Hop que se integrou aos movimentos.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Eu escrevo desde criança, mas conheci o Hip Hop em 1996 com uma música do Gabriel o Pensador e me apaixonei completamente pela cultura. Conheci logo após o grafite, o break e nunca mais me afastei dessa cultura riquíssima que foi meu pai, meu irmão, os conselhos que ouvi e as coisas boas que aprendi, relata Rodrigo.

Enquanto Rodrigo e Luan já contam com uma trajetória mais extensa, Celso é o novato do grupo. Responsável pela gravação e edição do programa, ele narra que se aproximou do movimento também para aprender.

“Eu queria conhecer a galera para fazer parte desse movimento. Como eu quero fazer meu próprio grupo, colei com eles. Se não fosse eles, esse projeto não iria rolar. E é isso, quero viver da minha arte”, Celso comenta.

Todas as produções do grupo estão disponíveis no Youtube, clicando aqui, e Instagram, @tvquadra1.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias