ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Artes

Oficinas gratuitas ensinam a transformar ideias em projetos culturais práticos

Ainda com inscrições abertas, turmas irão ter aulas on-line no mês de março para aprender a como participar de editais em cultura

Raul Delvizio | 01/03/2021 15:39
O contador de histórias Ciro Ferreira terá vídeo exibido na oficina (Foto: Raquel de Souza)
O contador de histórias Ciro Ferreira terá vídeo exibido na oficina (Foto: Raquel de Souza)

Para quem tem vontade de lançar um projeto cultural mas se assusta ao ver a burocracia de um edital agora tem a chance de participar de oficinas on-line e gratuitas sobre o tema. Por todo o mês de março, "Da Ideia ao Projeto Cultural” pretende ensinar a transformar um conceito no papel em um projeto viável, competitivo e pronto a captar recursos – sejam eles municipais, estaduais ou federais.

Dividido em uma dupla de oficinas – "Prática de elaboração de projeto cultural" e "Gestão e prestação de contas" –, cada turma terá acesso ao um conteúdo virtual. Serão 9 horas de carga horária organizadas no decorrer de 6 aulas, com início ainda nesta semana.

A musicista Luciana Fisher também fará participação nas aulas (Foto: Arquivo Pessoal)
A musicista Luciana Fisher também fará participação nas aulas (Foto: Arquivo Pessoal)

Idealizadora dessa ação, Iara Vieira já soma 20 anos de experiência na elaboração, produção e gestão de projetos culturais. "O objetivo das oficinas é informar sobre as políticas públicas de cultura, sobre os editais, os documentos exigidos e os critérios de aprovação principalmente para facilitar o acesso às verbas públicas destinadas à cultura e para que todos tenham oportunidades iguais”, explica.

Na sua vivência de produtora cultural, Iara afirma que os artistas até possuem ótimas ideias, porém não conseguem aplicá-las seguindo as diretrizes de um determinado concurso. "Nós da cultura dependemos desses recursos. Muitas vezes o projeto é até bem planejado, mas peca por não se atentar à risca as regras do edital e assim não são aprovados", esclarece.

Iara Vieira é a idealizadora das oficinas (Foto: Raquel de Souza)
Iara Vieira é a idealizadora das oficinas (Foto: Raquel de Souza)

Nas aulas, haverá participações de artistas convidados de quatro vertentes da cultura sul-mato-grossense: Edson Clair (danças urbanas), Luciana Fisher (música), Ciro Ferreira (contação de histórias) e Marcos Vinicius Campelo (capoeira angolana). Cada um deles gravou vídeos contando suas experiências que servirão de material pedagógico.

As inscrições ainda estão abertas e podem ser realizadas tanto pelo perfil no Instagram quanto página no Facebok – basta enviar uma mensagem demonstrando interesse.

O projeto vai até o dia 22 de março, com aulas toda terça e quinta à tarde (14h às 15h30) e à noite (19h30 às 21h).

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias