ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 32º

Artes

Para falar por si nas telas, artistas ‘ganharam’ Campão Preto

Coletivo de cinema negro vai capacitar 12 jovens com mentoras de referência nacional

Por Aletheya Alves | 03/04/2024 07:13
Coletivo quer capacitar jovens negros para mudar cenário. (Foto: Leonardo Salles)
Coletivo quer capacitar jovens negros para mudar cenário. (Foto: Leonardo Salles)

Após criar o Aiê, coletivo de cinema negro, em 2021, a equipe quer criar novas garantias de que os artistas e profissionais vinculados ao audiovisual consigam falar por si mesmos nas telas. Por isso, reuniram uma equipe com nove profissionais para fundar o Campão Preto, o 1º laboratório de roteiro em Campo Grande.

Quando contou sobre o Aiê, o jornalista, diretor, roteirista e produtor de filmes Raylson Chaves introduziu que o coletivo era um espaço para discutir, “tomar porrada” e lutar juntos”. Agora, com o Campão Preto, mais uma luta foi conquistada.

Com inscrições abertas até o dia 8 de abril, o laboratório é composto por profissionais de Mato Grosso do Sul e outros, ou melhor, outras que se tornaram referência nacional como Francine Barbosa e Maíra Oliveira.

Explicando sobre o projeto que foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo e que possui apoio do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), o Campão Preto é voltado para a capacitação de cineastas negros em escrita cinematográfica para curtas-metragens.

“Seu objetivo é auxiliar os roteiristas na transição de ideias potentes para o papel e acentuar a importância das narrativas feitas por cineastas negros em Campo Grande”, descreve o projeto.

Contextualizando o cenário, o grupo apresenta que a ausência de capacitação e sub-representação das vozes negras no audiovisual é notória. Para tentar criar novos ambientes e formas de mudar a realidade, o projeto não é visto apenas como um laboratório, mas como uma homenagem a quem já lutou e continua lutando e resistindo.

Raylson Chaves, um dos organizadores, durante gravação. (Foto: Leonardo Salles)
Raylson Chaves, um dos organizadores, durante gravação. (Foto: Leonardo Salles)

“Percebemos a necessidade de criar um espaço no qual as vozes pudessem ser ouvidas e onde a população negra pudesse (re)imaginar sua cidade e (re)contar suas histórias. Queremos que a população negra de Campo Grande não apenas percorra a cidade pelas margens, dentro das linhas de ônibus ou nas periferias, mas que tenha o direito de pertencer e a possibilidade de contar suas histórias com o seu olhar (sic)”, descreve o projeto.

No laboratório, haverá oficina presencial nos dias 20 e 21 de abril contendo conceitos básicos de roteiro, exercícios individuais e coletivos para criação dos projetos de curta metragem dos participantes.

Entre 13 e 31 de maio será o momento de leitura e avaliação de roteiros, em que a monitoria avaliará cada um dos roteiros. Depois, haverá uma mentoria individual. Cada participante terá dois encontros em sessões de 30 minutos com a monitora para discutir e receber os feedbacks sobre seu roteiro.

Haverá também uma mesa redonda com roteiristas nacionais e locais para falar sobre suas experiências, além de uma mesa com representantes do movimento negro.

Para isso, o laboratório vai capacitar 12 jovens (entre 16 e 30 anos), assegurando que todas as vagas serão destinadas a pretos e pardos. Ao fim do laboratório, o objetivo é que pelo menos 5 roteiros tenham sido criados e desenvolvidos.

Sobre o grupo que integra o laboratório, Raylson Chaves está na direção geral, Leonardo Sales na produção, Yorrane Della Costa na assessoria de imprensa, Luciana Gonçalves no design, Kaíque Andrade no audiovisual, Agnes Viana como social media e Guilherme Ferreira na assistência de produção.

As mentoras são Francine Barbosa, que já trabalhou no desenvolvimento de obras seriadas como "A Revolta dos Malês" (SescTT), "Irmandade" (Netflix), "As Five" (Globoplay) e "Sentença" (Prime Video), e Maíra Oliveira. Maíra é roteirista, escritora e diretora, tendo como destaque projetos do Prime Video, Netflix, HBO, Paramount e Disney Plus

Em relação aos candidatos, não é necessário ter formação formal em cinema ou experiência prévia. “A variação nos níveis de conhecimento pode proporcionar uma troca enriquecedora e aprendizado mútuo entre os participantes. O foco são aqueles que desejam aprimorar suas habilidades, contar suas histórias a partir de suas vivências e almejam ter uma presença mais significativa no cenário audiovisual local”.

Das 12 vagas, três são reservadas para estudantes do IFMS e as oficinas presenciais serão realizadas em seu campus.

Para se inscrever, basta acessar o site campaopreto.com e mais informações podem ser acompanhadas no perfil do Instagram @campaopreto.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias