ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, QUINTA  15    CAMPO GRANDE 31º

Artes

Plataforma de streaming seleciona até 20 obras cinematográficas de MS

As inscrições são gratuitas e seguem abertas até às 18h do dia 23 de abril de 2026

Por Clayton Neves | 15/01/2026 13:55
Plataforma de streaming seleciona até 20 obras cinematográficas de MS

Uma plataforma cultural está selecionando obras de cinema produzidas em Mato Grosso do Sul e em outros estados do Centro-Oeste e do Norte do país. A iniciativa é da Itaú Cultural Play, plataforma gratuita de streaming dedicada ao cinema brasileiro, que acaba de lançar um chamamento público para mapear, fomentar e ampliar a visibilidade das produções dessas regiões.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Itaú Cultural Play lançou um chamamento público para selecionar até 20 obras audiovisuais produzidas nas regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil. As produções escolhidas integrarão o catálogo da plataforma gratuita de streaming nos anos de 2026 e 2027, com licenciamento remunerado.As inscrições são gratuitas e estão abertas até 23 de abril de 2026. São aceitas obras de qualquer duração, incluindo curtas, médias e longas-metragens, séries e webséries, tanto de ficção quanto documentais, sem restrições quanto ao ano de produção, tema ou público-alvo.

Ao todo, até 20 obras audiovisuais serão escolhidas para integrar o catálogo da Itaú Cultural Play nos anos de 2026 e 2027, com licenciamento remunerado, conforme a política editorial da plataforma. Além de Mato Grosso do Sul, podem se inscrever produções realizadas no Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal.

As inscrições são gratuitas e seguem abertas até às 18h do dia 23 de abril de 2026, exclusivamente pelo site do Itaú Cultural (Clique e acesse). O chamamento aceita obras de qualquer duração, como curtas, médias e longas-metragens, além de séries e webséries, tanto de ficção quanto documentais. Não há restrições quanto ao ano de produção, tema, gênero narrativo, proposta estética ou público-alvo.

A seleção será feita por uma comissão definida pelo Itaú Cultural, com base em critérios como originalidade artística, uso criativo da linguagem audiovisual, novas formas de contar histórias e o diálogo das obras com os territórios e realidades regionais onde foram concebidas.

Para que uma produção seja considerada do Centro-Oeste é preciso ter sido majoritariamente produzida nessas regiões; ser realizada ou coproduzida por empresas com sede e atuação comprovada nos estados participantes; ou possuir vínculo autoral com realizadores que comprovem nascimento, residência ou atuação profissional nesses locais.

Os responsáveis pelas obras selecionadas serão contatados diretamente pela equipe do Itaú Cultural ao longo de 2026 e 2027. O regulamento completo, com todas as regras, critérios e condições de licenciamento, será disponibilizado no site oficial da instituição.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.