ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Artes

Poesia de Manoel de Barros agora está em aplicativo para celulares

Thailla Torres | 14/10/2016 10:51
Aplicativo é fácil de usar e divertido para criançada. (Foto: Alcides Neto)
Aplicativo é fácil de usar e divertido para criançada. (Foto: Alcides Neto)

O espetáculo Crianceiras, do cantor e compositor Márcio de Camillo, ganhou forma diferente. Agora, a sensibilidade de de Manoel de Barros e as Iluminuras de Martha Barros, estão disponíveis na tela do celular. A ferramenta deu lugar aos clipes e ilustrações com oportunidade de experimentar a poesia sob um novo olhar. 

Para Márcio, é um avanço utilizar a tecnologia a favor da cultura e da educação"A criança agora tem acesso ao celular e a gente tem que tentar acompanhar. O Crianceiras tem um braço educativo muito grande e estamos completando cinco anos de espetáculo. Por isso, o aplicativo é um presente para todas as pessoas que acompanham, acho que é mais uma plataforma para estar aproximando da poesia. É essa linguagem que cada vez mais as crianças estão acostumadas", explica.

Há 5 anos com espetáculo, Márcio lança aplicativo. (Foto: Divulgação)
Há 5 anos com espetáculo, Márcio lança aplicativo. (Foto: Divulgação)

O aplicativo é gratuito, lúdico e fácil de mexer. Tem quatro funções que envolvem clipes com dez canções animadas e originais que dançam ao som da música. 

Outra parte do app é a área da poesia, com quatro textos que na verdade são brinquedos. As palavras interativas, ao serem tocadas, se misturam com sons, objetos e interpretações.

As crianças ainda podem desenhar, escolhendo cores, texturas e personagens das iluminuras. Depois é só salvar o desenho e usar as imagens. 

Na ferramenta de fotos é possivel personalizar com temas e adesivos do aplicativo, basta usar a imaginação. 

O cantor explica que a ideia surgiu há 3 anos e vem para levar as palavras do poeta para longe. “Como Manoel diz, ‘poesia é voar fora da asa’. Através da música, o Crianceiras deu asas à poesia. E o que eu queria era fazer brinquedos com as palavras e eu confesso que a cada dia a gente esta mais realizado e isso é muito gratificante", conta.

Manoel de Barros completaria 100 anos em 19 dezembro de 2016 e é considerado um dos maiores da língua portuguesa. Dentre tantos reconhecimentos, o Prêmio Camões de Literatura. Manoel nasceu em Cuiabá, Mato Grosso, em 19 de dezembro de 1916. Depois, mudou-se para Corumbá e terminou seus dias em Campo Grande, onde faleceu em 13 de novembro de 2014. A primeira obra publicada foi em 1937, intitulada “Poemas Concebidos sem Pecado”.

Curta o Lado B no Facebook.

Nos siga no Google Notícias