ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 24º

Artes

Saudade do pai que se foi vira música na voz de Renata Sena

Ao lado de Iuri Rodrigues, luso-brasileira que vive em Campo Grande fala sobre saudade, amor e luto em música

Thailla Torres | 02/05/2021 08:10
Em seu novo trabalho, “Ôh Mar”, ela fala sobre saudade, amor, luto, entre tantas outras emoções humanas. (Foto: Wilker Diego)
Em seu novo trabalho, “Ôh Mar”, ela fala sobre saudade, amor, luto, entre tantas outras emoções humanas. (Foto: Wilker Diego)

Renata Sena é uma cantora e compositora luso-brasileira, que vive em Campo Grande e agora busca emocionar através da profundidade de suas músicas. Suas letras revelam com intensidade e sensibilidade momentos marcantes da sua vida, que sempre foi dual e híbrida, devido às suas duas origens, portuguesa e brasileira.

Em seu novo trabalho, “Ôh Mar”, ela fala sobre saudade, amor, luto, entre tantas outras emoções humanas. As composições foram feitas em conjunto com o músico Iuri Rodrigues, e trazem um toque inovador à MPB misturando um pouco de bossa nova ao som da guitarra portuguesa.

Produzidas por Alexander Cavalheri e Ton Alves, têm influência de artistas como Madredeus, Baden Powell, Marisa Monte e Tom Jobim que são fontes de inspiração para a cantora. “O primeiro single que estou lançando é pra mim o ressignificar da morte do meu pai, passando do sentimento da dor da saudade, ao sentimento de gratidão pelo amor que me foi dado por ele em vida. É também a junção da cultura brasileira, com toques de bossa nova e da cultura portuguesa com traços do fado. Enfatiza também o maior ponto em comum entre o meu pai e eu, a paixão pelo mar e pela navegação”.

A canção se deu como um desabafo da alma perante uma folha em branco, conta Renata. “Aos poucos as palavras foram surgindo, os sentimentos foram sendo expressos e a saudade amenizada”.  Aliás, saudade é palavra que acompanhou Renata nos 25 anos de vida. “Entre mudanças e recomeços, carreguei tanto e tantos no peito”.

De Lisboa a Campo Grande veio o som do instrumento que a cantora considera um “portal da alma, quase uma oração”. (Foto: Wilker Diego)
De Lisboa a Campo Grande veio o som do instrumento que a cantora considera um “portal da alma, quase uma oração”. (Foto: Wilker Diego)

Assim, reconhecendo o trabalho do multi instrumentista Iuri Rodrigues, ela teve certeza que era hora certa para fazer algo profundo. “Começamos a definir as melodias e harmonias à distância durante a pandemia, ele com o violão de um lado e eu cantando do outro, foi um processo bem interessante, complexo e emotivo, pois cada música concluída resultava numa série de declarações, lágrimas e gratidão de ambos”.

Numa determinada noite Renata escutava fado e tomava um vinho do porto com aa mãe, quando ficou mais uma vez impactada com a beleza do som da guitarra portuguesa. “Me dei conta de que eu realmente sou o resultado das minhas origens e de que eu não poderia deixar de fora essa parte de mim. Inicialmente era um sonho distante ter o som da guitarra portuguesa nas minhas músicas, pois não sabia nem por onde começar ou a quem recorrer, até que me lembrei do meu amigo Bruno Saavedra que é casado com um fadista incrível que é o Paulo Valentim”.

De Lisboa a Campo Grande veio o som do instrumento que a cantora considera um “portal da alma, quase uma oração”, diz. “Depois de tudo isso, vieram longos meses de produção musical”.

 A música de Renata Sena já está disponível nas plataformas digitais. Confira aqui.

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias