ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, TERÇA  30    CAMPO GRANDE 33º

Artes

Turnê de mulheres no violoncelo começa nesta quarta no interior de MS

Por Thailla Torres | 30/09/2025 15:06
Turnê de mulheres no violoncelo começa nesta quarta no interior de MS
Além dos concertos principais, haverá também um concerto didático em Três Lagoas, no dia 3

A partir desta quarta-feira (1º), o interior de Mato Grosso do Sul recebe a turnê “Elas ao Cello”, um projeto formado por seis mulheres violoncelistas. Ao todo, serão quatro apresentações gratuitas em diferentes cidades: Nova Andradina, Brasilândia, Três Lagoas e Inocência.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A turnê "Elas ao Cello", composta por seis violoncelistas mulheres, inicia nesta quarta-feira em Mato Grosso do Sul. O projeto realizará apresentações gratuitas em Nova Andradina, Brasilândia, Três Lagoas e Inocência, incluindo um concerto didático para alunos do CRASE "Coração de Mãe".A iniciativa, que conta com intérprete de Libras em todas as apresentações, visa promover a representatividade feminina na música clássica. O grupo inclui Adriana Holtz, da OSESP, Gláucia Marques, Milena Gregório, Ketlyn Mayara, Mônica Picaço e a coordenadora Mara Vidal, sendo viabilizado pela Política Nacional Aldir Blanc.

Além dos concertos principais, haverá também um concerto didático em Três Lagoas, no dia 3, para os alunos do CRASE “Coração de Mãe”. Todas as apresentações terão intérprete de Libras, garantindo acessibilidade.

Mais do que levar música de concerto para o interior, o projeto busca reforçar a representatividade feminina na música clássica. Para a coordenadora, Mara Vidal, a proposta é mostrar que as mulheres têm força e protagonismo nesse espaço. “Estar juntas no palco não é apenas sobre tocar, mas sobre criar um espaço de união e empoderamento através da arte”, afirma.

A violoncelista Adriana Holtz, da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), lembra que a iniciativa também inspira novas gerações: “A caminhada é difícil, mas a jornada vale a pena. Projetos como este mostram que é possível acreditar nos sonhos”.

Também participam as violoncelistas Gláucia Marques, Milena Gregório, Ketlyn Mayara e Mônica Picaço.

O projeto é viabilizado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, via Ministério da Cultura, com apoio do Governo de Mato Grosso do Sul e da Fundação de Cultura de MS.