ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Artes

Centro Cultural reabre as portas na próxima semana após revitalização

Paula Vitorino | 13/10/2011 12:47
Local será reaberto com melhorias na estrutura.
Local será reaberto com melhorias na estrutura.

As obras de revitalização do Centro Cultural José Octávio Guizzo serão concluídas até a próxima quinta-feira (20), quando o local será reaberto e entregue para a população.

A solenidade acontece às 19h30, no Teatro Aracy Balabanian, com a presença do governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli e o presidente da Fundação de Cultura do Estado, Américo Calheiros.

O espaço faz parte da história cultural do Estado há 27 anos e a reforma tem o objetivo de oferecer acessibilidade e conforto aos visitantes. O início das obras foi em junho de 2010. A reforma melhorou a segurança e qualidade técnica tanto no teatro, quanto nos demais espaços utilizados pelos artistas e pelo público em geral.

As ações foram realizadas no piso térreo - Galeria Wega Nery, sala Rubens Corrêa, sala Ignês Corrêa da Costa, secretaria, sala Central e sala de Ensaio -, subsolo - Ateliê de Artes, sala de Música e depósitos – e piso superior - composto pelo Teatro Aracy Balabanian, foyer e sala Conceição Ferreira.

O projeto priorizou a acessibilidade aos portadores de necessidades especiais, com a reforma e manutenção do elevador de acesso ao teatro, adaptação dos banheiros e instalação da passarela que liga o Centro Cultural com a Fundação de Cultura.

O espaço também recebeu instalações preventivas de incêndio, além de nova pintura externa e interna do prédio, melhorias na iluminação e instalação de refletores no pátio interno, reparos e troca de materiais nas instalações elétricas e hidráulicas e climatização da área administrativa.

O Teatro Aracy Balabanian foi beneficiado com a instalação de um novo aparelho central de ar-condicionado, além da climatização de ambientes como a bilheteria, o camarim e o foyer. As poltronas receberam manutenção, assim como o carpete que reveste as paredes e o chão.

O teatro também passa a ter novo cortinado, refletores e acessórios para o funcionamento de refletores antigos, além de novas mesas de som e de iluminação.

A sala Rubens Corrêa recebeu climatização e teve suas cadeiras reformadas, estando apta para receber novamente o Cinema d(e) Horror, o Cine Brasil e o Conselho Regional de Psicologia 14ª Região MS/MT (CRP-14) com o Cineclube, além de novos projetos audiovisuais, palestras e workshops.

Foram investidos R$ 417.807 mil em toda revitalização, sendo o recurso proveniente do Fundo Nacional de Cultura (FNC-MinC) com contrapartida do Governo do Estado.

O Centro Cultural foi escolhido pelo Edital da Fundação Nacional de Artes (MinC/FUNARTE) de Doação de Equipamentos de Iluminação Cênica 2011 para a melhoria do Teatro Aracy Balabanian. Os novos produtos e equipamentos possibilitaram a melhoria do teatro.

História - O prédio do Centro já abrigou diversos órgãos públicos, até que em 11 de outubro de 1984 foi fundado o Centro Cultural. Em dezembro de 1989, passou a se chamar Centro Cultural José Octávio Guizzo em homenageando o advogado, historiador, estudioso do folclore, cineasta, estimulador de talentos, produtor cultural, músico, poeta e ex-presidente da Fundação de Cultura, falecido no dia 20 de novembro do mesmo ano.

O espaço já abrigou espetáculos com os mais renomados artistas regionais e nacionais, cursos e oficinas englobando a diversidade cultural com exposições ímpares e mostras de filmes.

O Programa Educativo do CCJOG desenvolve ações que promovem a qualidade da experiência do público no contato com as artes, garantindo uma maior participação da sociedade através de cursos e oficinas dos mais diferentes segmentos culturais, além de incentivar as Visitas Mediadas.

Nos siga no Google Notícias