ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Artes

Márcio de Camillo lança CD infantil com poesias de Manoel de Barros

Wendell Reis | 28/10/2011 13:13
CD tem dez faixas com poesias de Manoel de Barros(Foto:Wendell Reis)
CD tem dez faixas com poesias de Manoel de Barros(Foto:Wendell Reis)

O cantor Márcio de Camillo lançou na manhã desta sexta-feira (28) o CD “Crianceiras- Poesias de Manoel de Barros musicadas por Márcio de Camillo”. O álbum tem dez faixas e levou quatro anos para ser concluído. O cantor explica que precisou conhecer a fundo a obra do poeta, estudando cada poesia e pensamento, para conseguir traduzir o “poeta universal”.

“Manoel não é só pantaneiro. É mundial... O Manoel diz que as coisas que não têm nome são mais pronunciadas por crianças... Ele consegue traduzir o pensamento da criança. Parte muito do olhar da criança”, explicou o cantor.

Márcio de Camillo acredita que o começo de tudo está na escola e a educação está muito afastada da cultura, o que acaba impedindo as crianças de conhecer e valorizar o “maior poeta da língua portuguesa da atualidade”.

Stella Barros representou o esposo no lançamento do CD (Foto: Wendell Reis)
Stella Barros representou o esposo no lançamento do CD (Foto: Wendell Reis)

A esposa do poeta, Stella Barros, 90 anos, confidenciou que é a primeira vez que representava o esposo em um evento. Ela conta que os netos e bisnetos já ouviram o CD e todos gostaram bastante. “Ouvimos várias vezes. Ficou muito bonito. Bem feito. Foi aprovado por toda a família”.

O CD recebeu recursos do FMIC (Fundo Municipal de Investimento à Cultura), para que 188 cópias fossem entregues em escolas de Campo Grande. Entretanto, o artista avalia que Campo Grande está muito distante da realidade nacional quando se fala em investimentos em cultura. Por isso, o autor defende que o Município aprove no orçamento para 2012 a destinação de pelo menos 1% à cultura.

“Não importa o aparelho, mas o fomento. Tem que ter gente dentro. Campo Grande está muito distante. O FMIC está defasado e quem perde é a população que não encontra fomento, porque os artistas não encontram recursos. Às vezes o devagar se torna negativo. Espero que o prefeito seja o primeiro a colocar a cultura na mesa de negociações”.

O cantor começa a fazer shows do novo trabalho em março de 2011, quando faz a primeira apresentação no Rio de Janeiro. Após a estreia o show deve seguir para São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul. “Manoel é mundial. Vou levar a poesia não só para Campo Grande, mas para o Brasil inteiro”. O CD está a venda na Livraria Le Parole, localizada na rua Euclides da Cunha, 1126.

Nos siga no Google Notícias