ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Artes

Marco inaugura exposição que mistura beleza da mulher e astrologia

Paula Vitorino | 15/09/2011 12:31

Obras do artista Isaac de Oliveira são inéditas

Obras mesclam o corpo feminino e os códigos astrológicos. (Foto: Divulgação)
Obras mesclam o corpo feminino e os códigos astrológicos. (Foto: Divulgação)

Na próxima terça-feira (20), o Marco (Museu de Arte Contemporânea) abre a exposição “Astral” com obras inéditas do artista Isaac de Oliveira. A inauguração será às 20h, com entrada gratuita.

A mostra conta com 61 obras em tela acrílica e outras trabalhadas com técnicas mistas, como aerografia, adesivagem e desenhos em papel cartão. O artista plástico baiano retrata o corpo feminino e os códigos astrológicos com cores e movimentos característicos da sua arte.

O público pode conferir a exposição de terça a sexta-feira, das 12h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 14h às 18 horas.

Isaac de Oliveira também é publicitário e está radicado em Campo Grande há 33 anos. O interesse por símbolos gráficos começou na adolescência, quando começou a estudar arte e design. Mas segundo ele, só recentemente, ao passear o olhar distraído pelas páginas de um jornal, que sua atenção despertou para a forma dos ícones de origem hindu presentes nos mapas astrológicos.

“Não me ative ao simbolismo místico desse universo, onde círculos, semicírculos e cruzes que compõem tais glifos representam, respectivamente, espírito, mente e matéria. Tampouco, inicialmente, me interessei pela questão da interpretação dos signos astrológicos. Apenas foquei no delicado movimento das linhas que compõe todas as formas desse belo sistema de codificação”, conta Isaac.

Trajetória - Isaac de Oliveira nasceu em Itajuípe, distrito de Ilhéus, em 1953. Aos 4 anos descobriu o traço e o desenho com as ondas do mar. Quando sua família mudou-se para São Paulo, já na sua adolescência, começou a estudar arte, a aprender sobre as variadas correntes criativas e a freqüentar galerias.

Posteriormente, foi morar em Campinas, onde cursou Belas Artes e conheceu inúmeras personalidades da cena artística paulista, como Jane Mascarenhas, Moretti Bueno, Geraldo Jurgensen, entre outros.

Após o convívio com o artista espanhol Arturo Molina, seu trabalho tomou outro rumo. Isaac descobriu os grandes murais, as técnicas do óleo, da tapeçaria pintada e aprendeu mais sobre história da arte e cultura.

Na década de 70, começou a trabalhar como ilustrador. Sua carreira artística estruturou-se, definitivamente, quando mudou- se para Campo Grande, em 1978. Convidado a associar-se a uma agência de publicidade local, estabeleceu-se na cidade, conheceu sua companheira, a arquiteta Selma Rodrigues, com quem também divide a paixão pela arte, e passou a participar ativamente do movimento das artes plásticas do Estado e do país.

Serviço: O Marco fica na Rua Antônio Maria Coelho, 6000 - Parque das Nações Indígenas. Mais informações: 3326-7449.

Nos siga no Google Notícias