ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Artes

Museu apresenta exposição sobre companhia Matte Larangeira

Ângela Kempfer | 17/10/2011 14:59
Foto da Matte Larangeira de 1890.
Foto da Matte Larangeira de 1890.

O Museu da Imagem e do Som fala sobre is 34 anos de Mato Grosso do Sul com a história da Matte Larangeira (com "G" realmente), companhia responsável pela colonização da região sul oito décadas antes da criação do Estado.

A partir do dia 20 de outubro, O MIS apresenta a exposição “Memória Pública da Companhia Matte Larangeira”, com entrada franca até o dia 31 de dezembro.

São fotografias e documentos históricos, reunidos pela socióloga Fabiane Medina Cruz, com o apoio dos acadêmicos de Ciências Sociais Danilo Édio Sant'ana e Bruna Leal dos Santos.

O Museu fica no Memorial da Cultura, na avenida Fernando Correa da Costa, 559, no Centro de Campo Grande.

A companhia, fundada em 25 de julho de 1883 por Thomas Larangeira, depois da Guerra do Paraguai, trouxe do Rio Grande do Sul trabalhadores para o preparo da erva-mate e virou o símbolo do desenvolvimento econômico desta região do País.

Na história, há a relação polêmica de apropriação das terras indígenas guarani-kaiowá, mas é inegável a importância para o que veio a ser Mato Grosso do Sul.

A Matte foi instalada graças as primeiras concessões de terras para a exploração na fronteira.

A Companhia obteve a maior área arrendada, 5 milhões de hectares, tornando-se um dos maiores arrendamentos de terras em todo o Brasil para um grupo particular.

Milhares de trabalhadores foram contratatos, a maioria indios e paraguaios, miseráveis depois da derrota para o Brasil na guerra.

Nos siga no Google Notícias