ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Comportamento

“Repudio toda forma de ódio”, diz arcebispo sobre vídeo de padre

No texto, Dom Dimas explica que já conversou com o padre, mas alerta sobre a falta de noção na internet

Danielle Valentim | 19/04/2019 10:48
Mensagem tirada de balão estourado pelo padre. (Foto: Reprodução Facebook)
Mensagem tirada de balão estourado pelo padre. (Foto: Reprodução Facebook)

O arcebispo metropolitano de Campo Grande Dom Dimas Lara Barbosa publicou nota de esclarecimento e repúdio a “toda forma de ódio ou violência”. O posicionamento foi divulgado após inúmeros questionamentos da comunidade católica sobre postagem do padre Marcelo Tenório, da Paróquia São Sebastião, em que ele manda recado a seguidores que não gostam de suas postagens: “Morra”.

No texto, publicado no site da arquidiocese no último dia 11 de abril, Dom Dimas explica que já conversou com o padre e que o mesmo já pediu desculpas. Mas alerta sobre a falta de noção na internet.

O representante da Igreja no Estado pontuou que a partir do momento em que se acolhe a missão é “necessário cuidado com tudo o que fazemos ou publicamos, pois isso pode afetar a imagem da instituição que representamos e a própria credibilidade do que anunciamos, se manifestarem incoerência entre o que vivemos e o que professamos”, escreveu.

Mesmo com o posiconamento do arcebispo, fiéis chegaram a comentar na página da Arquidiocese que não consideravam o esclarecimento sufuciente.

"Quais as punições que este padre sofrerá? Não foi só isso... E a foto dele com arma na mão?", comentou um dos seguidores. 

"Li com respeito e amor eclesial a nota de esclarecimento. Contudo, pessoalmente não à considero suficiente para repreender o padre que está sob sua responsabilidade", ponderou outro.

No vídeo publicado no início do mês, Marcelo fala de uma promoção da loja Multicoisas em que o cliente concorre a prêmios ao estourar o balão. Em seguida, diz que, pensando nos amigos das redes sociais que não gostam suas postagens e ficam reclamando, ele também providenciou balões.

“Eu vou estourar e é o que eu desejo para todos os aqueles que não gostam das minhas postagens, mas que estão nas minhas redes sociais”. O padre amassa o balão com vontade e, ao estourar, revela a mensagem: “morra”. Ele finaliza com “boa sorte”.

Polêmico - Marcelo já é conhecido por sua postura nas redes sociais. A primeira fez que teve sua imagem espalhada na internet foi, em abril de 2018, quando gravou um vídeo dizendo que beber não é pecado e que bom mesmo para saúde é cuidar da própria vida.

Em outubro, ele protagonizou outra polêmica ao defender armas, contrariando discursos do bispo Dom Dimas Lara Barbosa e do Papa Francisco que, no mesmo ano, chegou a dizer que fabricantes de armas não podem ser considerados cristãos.

Assista ao vídeo:

Confira nota de Dom Dimas, na íntegra:

Muitas pessoas têm manifestado estranheza, ou mesmo indignação, diante de um vídeo postado nas redes sociais por nosso irmão Pe. Marcelo Tenório. Como Arcebispo de Campo Grande, acolho essas manifestações, pelas quais agradeço de coração.

Vejo nelas expressões de cuidado para com nossa amada Igreja. E também peço perdão aos que se sentiram ofendidos.

Já pude conversar longamente, em alguns encontros que tive nos últimos dias com o Pe. Marcelo. Como deve ser do conhecimento de todos, ele mesmo postou no seu facebook uma nota explicativa, em que pedia desculpas pelo ocorrido, salientando que se tratava de uma brincadeira feita com seus seguidores nas redes sociais, e que não pretendia com ela expressar ou incitar ao ódio.

Essa mesma partilha, ele fez comigo várias vezes. Ele reconhece que lhe faltou a percepção de que uma postagem feita num blog, no Facebook, no Twitter ou em outras redes de domínio público pode ter efeitos muito diferentes daqueles que se esperaria em um bate-papo informal, num grupo fechado, do qual participam apenas amigos ou companheiros de uma mesma causa.

Seja como for, fica claro que nós, bispos, padres, diáconos, religiosos e religiosas, consagrados e consagradas, líderes das nossas diversas comunidades, queiramos ou não, somos ou nos tornamos pessoas públicas, a partir do momento em que acolhemos uma missão em nome do Evangelho e da Igreja. Daí o necessário cuidado com tudo o que fazemos ou publicamos, pois isso pode afetar a imagem da instituição que representamos e a própria credibilidade do que anunciamos, se manifestarem incoerência entre o que vivemos e o que professamos.

No seguimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, e em comunhão com nosso querido Papa Francisco, repudio toda forma de ódio ou violência. Numa sociedade marcada por uma crescente intolerância, que nós, discípulos e discípulas do Divino Mestre, sejamos sempre construtores da paz, na busca de uma sociedade justa e solidária.

Aproveito para desejar a todos uma Santa e Feliz Páscoa.

Nos siga no Google Notícias