A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 22 de Julho de 2019

15/06/2019 07:32

“Subaco de Cobra” é tradição em grupo de amigos que começou há 17 anos

A amizade começou na época de escola e continua até hoje, o grupo aumenta conforme os membros casam

Alana Portela
O grupo Subaco de Cobra se reúne há 17 anos para manter amizade que começou na época de escola (Foto: Arquivo pessoal)O grupo Subaco de Cobra se reúne há 17 anos para manter amizade que começou na época de escola (Foto: Arquivo pessoal)

Da escola para a vida, amigos criaram o grupo “Subaco de Cobra” há 17 anos para preservar a amizade que começou no segundo grau. A ideia surgiu durante o “Ribas Fest Rodeio”, que é uma festa do peão de rodeio que acontece em Ribas do Rio Pardo, 103 quilômetros distantes de Campo Grande. Na época, montaram uma barraca no evento para ouvirem rock e diversificar o estilo musical que, geralmente, é sertanejo.

A barraca surgiu como brincadeira e quem relata é o presidente do grupo, Heber Onça. “Começamos como uma forma de insatisfação, queríamos colocar rock na festa, era uma brincadeira. Veio à ideia de montar uma barraca de rock and roll e participamos por cinco anos seguidos. Tínhamos uma banda chamada Tribo Urbana, e tocávamos”, contou. Nas barracas os membros vendiam caldos e carreteiros.

A amizade começou na escola, quando ainda estavam no segundo grau, eram amigos inseparáveis. O tempo foi passando, os parceiros continuaram os estudos e se formaram em odontologia, direito, jornalismo, contabilidade, administração. Conforme os anos se passavam, cada um seguia sua vida, casaram. Contudo, eles não deixaram a amizade de lado.

 

O grupo tinha uma banda que hoje parou de tocar, mas quando se unem, os amigos até arriscam uma apresentação (Foto: Arquivo pessoal)O grupo tinha uma banda que hoje parou de tocar, mas quando se unem, os amigos até arriscam uma apresentação (Foto: Arquivo pessoal)
Entre amigos, eles tocam instrumentos musicais para animar os encontros (Foto: Arquivo pessoal)Entre amigos, eles tocam instrumentos musicais para animar os encontros (Foto: Arquivo pessoal)

O nome “Subaco de Cobra” é porque os amigos queriam uma nomeação diferente, que chamasse atenção das pessoas. A festa do peão é tradicional na cidade e o evento acontece durante cinco dias. O grupo começou com poucos amigos e depois foi aumentando conforme os integrantes se casavam, desta forma os encontros se tornaram mais frequentes. “Cinco amigos iniciaram a equipe, tinha uma banda tocávamos em barracas, e já se apresentou em outras cidades como Campo Grande”, disse.

Após uns anos, o grupo parou de montar a barraca na festa, porém continuou realizando eventos por conta própria. “Subaco de Cobra” até organizou um show em Ribas do Rio Pardo que movimentou o cenário cultural da cidade.

“Tínhamos um repertório variado de Alceu Valença, Zé Ramalho. No aniversário de 15 anos do grupo realizamos um evento na cidade e trouxemos algumas bandas para se apresentar. Veio a banda Cavaleiros. Todos aqui em Ribas conhecem o grupo, nos reunimos para ficar juntos”, contou Heber.

O jornalista Rodrigo dos Santos também é membro do Subaco de Cobra, e fala sobre a importância do grupo na vida dos integrantes. “A nossa intenção é celebrar a amizade. É relação de irmãos. Hoje em dia muitas pessoas ficam apenas no celular, mas a gente não quer isso. Nos reunimos para conversar sobre a vida, beber e comer. Tem churrasco”, disse.

Eles têm um grupo de Whatsapp e por lá, se comunicam e decidem na casa de qual membro será o encontro. Um dos fundadores do Subaco de Cobra, Júlio Cesar Cabreira, hoje mora em Campo Grande, no entanto, nem a distância impede que a amizade continue. “Mandam mensagem e nos juntamos. No final de semana passado, fizemos um encontro que começou na sexta-feira à noite e continuou até a noite de sábado”, contou Rodrigo.

O dj Yuji Higa faz parte do grupo e fica responsável pelas músicas das festas (Foto: Arquivo pessoal)O dj Yuji Higa faz parte do grupo e fica responsável pelas músicas das festas (Foto: Arquivo pessoal)

 Atualmente o grupo conta com 20 integrantes e apesar de não ter uma sede, alguns membros ficam responsáveis pela diretoria. José Roberto Scarpin é secretário, Rodrigo dos Santos assessor de imprensa, Daniela Teixeira Onça cuida da assessoria jurídica e quem cuida da animação da festa é o Dj Yuji Higa. Paulo Roberto, Fernando Gardin e Sérgio Pluto ficam na parte de coordenação de eventos, Júlio César Cabreira é o vice-presidente e Heber na presidência.

A cada ano a amizade fortalece mais, e tem uns que até se tornaram padrinhos de casamento uns dos outros. A parceria é garantida e eles personalizaram uma camiseta para os membros usaram nos encontros e já se aventuraram em acampamentos. “Antigamente tinha os acampamentos, aqui perto tem usina, fazendas e chácaras que davam para fazer isso”, conta Rodrigo.

José Roberto Scarpin no centro da foto se casou e convidou os amigos do grupo que estão a sua volta para serem os padrinhos (Foto: Arquivo pessoal)José Roberto Scarpin no centro da foto se casou e convidou os amigos do grupo que estão a sua volta para serem os padrinhos (Foto: Arquivo pessoal)
Os noivos, Maria Alice e José Roberto no meio da imagem com os padrinhos ao redor (Foto: Arquivo pessoal)Os noivos, Maria Alice e José Roberto no meio da imagem com os padrinhos ao redor (Foto: Arquivo pessoal)

O “Ribas Fest Rodeio” tornou-se o “Encontro de Cowboys” e as festas do peão acontecem anualmente no mês de junho na cidade, porém, não tem mais a barraca do Subaco de Cobra. “Participamos como visitantes normais mesmo. O nosso foco é diversão. Já até realizamos eventos sociais, arrecadamos cobertas, colchões para doações”.

Em setembro deste ano, o grupo se reúne para comemorar mais um aniversário do Subaco de Cobra. “Sempre rola a festa”, afirma Rodrigo.

Curta Lado B no Facebook e no Instagram

Os amigos escolhem a casa de um membro para se reunir, fazer churrasco, beber e conversar (Foto: Arquivo pessoal)Os amigos escolhem a casa de um membro para se reunir, fazer churrasco, beber e conversar (Foto: Arquivo pessoal)
imagem transparente

Classificados


Copyright © 2019 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.