ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, SEGUNDA  01    CAMPO GRANDE 27º

Comportamento

À espera do pulôver de Carlo Acutis, devotos vivem clima de euforia

Relíquia chega à Paróquia São Sebastião nesta segunda e canonização será realizada no domingo

Por Natália Olliver | 01/09/2025 12:58
À espera do pulôver de Carlo Acutis, devotos vivem clima de euforia
Dulce de Moraes participa da Paróquia há 41 anos e aguarda ansiosa canonização (Foto: Marcos Maluf)

Depois de tanta espera, fiéis e devotos de Carlo Acutis enfim poderão comemorar a canonização do jovem que ganhou os corações dos brasileiros e do mundo. Na Paróquia São Sebastião, que receberá a relíquia do 1º santo da geração millennial nesta segunda, o clima para enfim ver o "padroeiro da internet" ser reconhecido pela Igreja é gigante. Para a família de Matheus Lins Vianna, menino que recebeu o milagre de Carlo, o momento é de pura felicidade. Confira a programação no final desta matéria.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Fiéis celebram a canonização de Carlo Acutis, jovem conhecido como "padroeiro da internet", em Campo Grande. A Paróquia São Sebastião, que receberá uma relíquia do santo, está em clima de euforia. A família de Matheus Lins Vianna, que recebeu um milagre atribuído a Carlo, expressa grande alegria. A programação inclui a chegada do pulôver de Acutis, missas, vigília, quiz sobre a vida do santo e a transmissão ao vivo da canonização no Vaticano. Devotos de várias partes do Brasil se preparam para participar das celebrações. O padre Marcelo Tenório destaca a importância do Brasil na divulgação da história de Carlo, ressaltando sua humildade e devoção.

Sem poder comparecer à paróquia para receber o pulôver do garoto italiano, a avó de Matheus, Solange Maria Vianna, conta ao Lado B que o neto perdeu a mãe há pouco tempo e que isso mexeu com ele. O avô também partiu um mês depois da mãe. Reservados, eles preferem manter os costumes religiosos sem alarde. Ela comenta que tanto Matheus quanto o irmão vão participar da programação nos outros dias.

“Eles já estão atuantes na paróquia. Eu estou me recuperando de cirurgia na coluna e internada para tratar uma infecção. Após a alta vou participar com alegria e gratidão”. Sobre a canonização, Solange comenta que os santos são pessoas comuns que viveram conforme as leis divinas, assim como Carlo.

“ver ele se alimentando, ainda pequeno, com um prato de arroz com caldo de feijão e depois com alegria comeu uma banana foi um momento inesquecível. Triste foi vê-lo rezando em voz alta implorando pela vida de sua mãe que acabou de falecendo. Ela conta que o jovem de 15 anos está bem, mas ainda vive o luto.

Próxima da família Vianna, Dulce de Moraes, de 63 anos, conhecida como Chica, não aguenta a emoção ao viver o momento. Há 41 anos na Paróquia São Sebastião, ela coleciona momentos com Carlo.

À espera do pulôver de Carlo Acutis, devotos vivem clima de euforia
Margarida Queiroz Pereira  viu de peryinho tumba de Carlo Acutis, na Itália (foto: arquivo pessoal)

“A mãe dele era catequista, os avós eram muito presentes na capela onde aconteceu o milagre. Já presenciei muita coisa. É impressionante o número de devotos e fiéis. Graças a Deus está acontecendo, era muito esperada para abril, mas a expectativa agora está muito maior. Está tendo muita adesão das pessoas até na forma de ajudar. Pessoas avisando que já chegaram do Rio de Janeiro, Minas, Espírito Santo e até Rio Grande do Sul. Fiéis de Campo Grande estão muito mobilizados também.”

Quem já viu de pertinho Carlo não esconde a satisfação com o reconhecimento do Vaticano. Margarida Queiroz Pereira ressalta que é a realização de um sonho.

“Eu tive a oportunidade de ir ver ele na tumba. É uma sensação que só quem está lá vivendo aquele momento consegue sentir. É um misto do céu com a terra. Conhecemos e falamos com a mãe do santo, Antonia Salzano. Na minha história de vida, eu nunca ouvi isso. Falar do santo e a mãe dele ali presente, cuidando de toda a organização, da sua beatificação, da sua canonização.”

À espera do pulôver de Carlo Acutis, devotos vivem clima de euforia
À espera do pulôver de Carlo Acutis, devotos vivem clima de euforia
Chica com a família de Matheus Viana, menino que recebeu o milagre de Carlo (Foto: Marcos Maluf)

Para ela, Carlo sempre foi preocupado com a eucaristia. Segundo Margarida, ele comungava todos os dias e dava muito valor às pessoas mais humildes.

“Ele sempre dizia: ‘Eu não, tudo pra Deus’, a mãe dele disse. Então a referência maior dele era Deus, a eucaristia e Nossa Senhora. Ele tinha um respeito muito grande também pelo santo padre e o Papa. São coisas assim que ele viveu no ordinário do dia a dia da vida dele,  que se transformou para Deus em extraordinário".

O padre Marcelo Tenório explica que é a conclusão de um projeto que se estende desde 2011, quando ele e mais padres começaram a divulgar Carlo no Brasil.

“Vale lembrar que ele não era conhecido na Itália, em Milão, em lugar nenhum. Não que não tivesse pessoas que o conhecessem, mas eu digo recuperação em massa. Ele chegou onde chegou graças ao povo brasileiro. Vai chegar o pulôver dele, ele usava muito, tanto que está estragado. Um menino rico que podia comprar tudo, preferia usar a mesma roupa.”

À espera do pulôver de Carlo Acutis, devotos vivem clima de euforia
À espera do pulôver de Carlo Acutis, devotos vivem clima de euforia
Margarida Quieiroz e o Padre Marcelo Tenório esperam pela chegada da relíquia (Foto: Marcos Maluf)

O pulôver chega à igreja às 19h desta segunda, fica em exposição durante a missa e amanhã é levado para a capela do milagre. O objeto ficará fixo na Capela São Sebastião. O padre destaca que na programação está incluso um quiz competitivo onde os jovens e adultos vão responder questões sobre Carlo. A premiação será com estátuas do novo santo, que imitam ouro, prata e bronze. A brincadeira acontece na quarta e quinta-feira, após a Hora da Graça.

A canonização será realizada após 5 meses de espera. Inicialmente, ela estava marcada para 27 de abril, durante o Jubileu dos Adolescentes, mas foi adiada pela morte do papa Francisco.

À espera do pulôver de Carlo Acutis, devotos vivem clima de euforia
Paróquia São Sebastião terá progração especial até  este domingo (Foto: Marcos Maluf)

Programação da Semana na Paróquia São Sebastião

Segunda-feira  – Às 19h, será apresentado o pulôver azul de Carlo Acutis, entregue ao padre Marcelo Tenório pela mãe do jovem, Antonia Salzano

De terça a sábado  – Sempre às 18h30 acontece a Hora da Graça, seguida de missa às 19h

Quarta-feira – Após a missa, às 20h, os fiéis poderão participar de um quiz sobre Carlo Acutis

Quinta-feira – Às 20h, será realizada uma vigília com adoração ao Santíssimo

Sexta-feira – No mesmo horário, às 20h, o destaque será a Noite da Juventude

Sábado  – A programação continua às 20h com a Noite Mariana

Domingo  – Dia central das comemorações

  • 4h – Café da manhã comunitário
  • 4h30 – Transmissão ao vivo do Vaticano da canonização de Carlo Acutis
  • 9h – Veneração da relíquia
  • 10h – Missa de ação de graças
  • 11h30 – Almoço no salão da Divina Providência

 A Paróquia São Sebastião fica localizada na Rua Minas Gerais, 549, bairro Monte Carlo, em Campo. Já a Paróquia do Milagre fica na Rua Ismael Silva, 10, no bairro Vila Margarida.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.