ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 24º

Comportamento

“Advogado do Diabo” transformou cidade em cena de filme

Acusado de matar milionária, Leopoldo Heitor fugiu para Miranda e foi reconhecido até por ex-aluno

Por Aletheya Alves | 09/03/2024 07:55
Leopoldo estampando as páginas da revista O Cruzeiro. (Foto: Arquivo/TJMS)
Leopoldo estampando as páginas da revista O Cruzeiro. (Foto: Arquivo/TJMS)

Em 1962, Leopoldo Heitor de Andrade Mendes, conhecido como “Advogado do Diabo”, deixou o Rio de Janeiro e fugiu para Mato Grosso do Sul após ser acusado de assassinar uma milionária. Estampando os noticiários brasileiros, o homem foi  localizado em Miranda ao comprar chapéus infantis e ser reconhecido pelo juiz da cidade, que havia sido seu aluno na faculdade.

Segundo os registros do TJMS, Dana foi casada com o diplomata brasileiro Manuel de Teffé e contratou Leopoldo para ser responsável pelas suas finanças. Um detalhe divulgado pela mídia da época é que, supostamente, eles se relacionavam amorosamente.

Outra característica importante é que o advogado já era famoso e havia recebido o apelido de “advogado do diabo” por apresentar uma testemunha e condenar Alberto Bandeira em um caso do Rio de Janeiro conhecido como  “crime da rua Sacopã”.

A história envolvendo Dana é que no dia 29 de junho de 1961, a milionária iria viajar entre o Rio de Janeiro e São Paulo com Leopoldo, mas nunca mais foi vista. Assim, o advogado foi acusado de assassinato e ocultação de cadáver.

Sem encontrar o corpo da mulher, o caso ficou sem solução e Leopoldo começou a estampar todos os noticiários. Apenas dez meses depois é que foi preso, mas em 4 de outubro de 1962 conseguiu fugir do Estado Maior da Polícia Militar no Rio de Janeiro e foi parar em Miranda.

Registro do hotel em que o fugitivo estava hospedado. (Foto: Arquivo/TJMS)
Registro do hotel em que o fugitivo estava hospedado. (Foto: Arquivo/TJMS)

“Naquela época, Miranda era uma cidade do interior de Mato Grosso, pequena e tranquila, e a prisão de tão célebre fugitivo agitou a sociedade local”. descreve o TJMS. E tudo começou quando o advogado resolveu comprar dois chapéus para crianças.

O comerciante Walter Menezes era leitor da Revista O Cruzeiro, que havia divulgado sobre a fuga, e reconheceu Leopoldo graças às fotos. “Consultando a revista, confirmou suas suspeitas quanto à identidade do suposto assassino de Dana de Teffé e o denunciou às autoridades locais”.

Durante aquele período, quem respondia pela comarca era o juiz Leão Neto de Carmo e pediu que o delegado prendesse o fugitivo, que estava hospedado no Hotel Roma. O caso fica ainda mais curioso porque o juiz havia sido aluno do assassino na faculdade de Direito no Rio de Janeiro, conforme o TJMS.

Ao notar que foi reconhecido e vendo a chegada da polícia, o homem se escondeu com a mulher e seus dois filhos. “Estava armado com uma carabina (calibre 44), um revólver 38 e uma pistola automática - todas com muita munição. O Hotel Roma tornou-se então cenário de filme, com a polícia insistindo na rendição do fugitivo e este disposto a resistir”.

De acordo com o TJMS, jornalistas de várias partes do país foram até Miranda para acompanhar a captura do fugitivo que estava em alta. E, após se render, ficou preso no hotel sendo vigiado pela polícia.

A ideia de Leopoldo era usar um mapa rodoviário do Brasil que mostrava uma estrada ligando Aquidauana a Corumbá, mas a estrada nunca existiu. Por isso, o prisioneiro ainda ‘culpou’ o então presidente Jânio Quadros pelo seu fracasso, “Jânio teria mandado incluir tal estrada nos mapas brasileiros como obra de sua gestão”.

Após toda a situação, ele foi levado de volta para o Rio de Janeiro e, entre 1936 e 1971, enfrentou quatro julgamentos, sendo condenado a quase 50 anos de prisão no primeiro, mas absolvido nos seguintes.

Nove anos depois de ser preso, ele conseguiu a liberdade com o crime prescrito, voltou a advogar, mas morreu em 2001 de infarto.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias