ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, SEGUNDA  05    CAMPO GRANDE 25º

Comportamento

André bate ponto no shopping para meditar e encontrar a 5ª dimensão

Artista plástico é conhecido como "hippie chique" e fica no local ouvindo mantra harikrishna, MPB e reggae

Por Natália Olliver | 05/01/2026 06:30
André bate ponto no shopping para meditar e encontrar a 5ª dimensão
André deixou funcionários intrigados ao ir em shopping 3 vezes na semana para ouvir música (Foto: Natália Olliver)

Há dias, a presença de André Luiz da Cunha Viana, de 66 anos, também conhecido como hippie chique, intriga quem trabalha no Shopping Campo Grande. Três vezes na semana, ele senta com sua roupa diferentona, que mistura linho, couro e sisal, em uma das poltronas de lá e fica ouvindo música por quatro horas seguidas.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

André Luiz da Cunha Viana, conhecido como Hype Chique, chama atenção em shopping de Campo Grande por seu ritual de meditação. Três vezes por semana, o artista plástico de 66 anos passa quatro horas sentado em uma poltrona, ouvindo mantras, MPB e reggae, vestindo roupas que misturam linho, couro e sisal. Ex-morador da Europa e viajante experiente, André produz suas próprias roupas e acessórios, unindo moda e espiritualidade. Atualmente, mora com a irmã e desenvolve artesanato com sementes de carandá e sisal. Ele escolheu o shopping para meditar por considerá-lo um ambiente seguro e climatizado.

O ritual é sempre o mesmo: colocar um mantra harikrishna, MPB e reggae na caixinha de som e ficar concentrado na música por todo esse tempo. André não tem vergonha de meditar no shopping. Para ele, esse é o ambiente perfeito por ter climatização, segurança e ser um local classificado por ele como 'chique'.

A concentração só é interrompida quando o som da caixinha ganha uma voz externa. O Lado B resolveu atrapalhar o momento para ver o que tinha por trás de tanto mistério.

André bate ponto no shopping para meditar e encontrar a 5ª dimensão
Hippie chique gosta de ir ao shopping para meditar sem passar calor e por achar um lugar adequado (Foto: Natália Olliver)

André conta que é artista plástico e sempre foi assim, desde o jeito de se vestir até a forma de viver a vida. O objetivo de tudo isso é aumentar a frequência espiritual para atingir a 5ª dimensão. Enquanto escuta as músicas, bate com um anel de prata no ritmo da canção no braço da cadeira. O volume não é alto e, para não cansar a mão, ele usa até “prendedor” para o aparelho.

“Tenho afinidade com moda e arte, sempre viajei fazendo as luminárias de Bali, roupas da Índia. Morei na Europa, na Suíça e Alemanha. Sempre morei no litoral e região serrana, lá é onde tem turismo e público que gosta dessas coisas".

A vida  do artista sempre foi assim: viajando e curtindo. "Fui estudar fora com 12 anos, em Curitiba, para acompanhar minhas irmãs. Desde pequeno tinha esse estilo de roupa diferente. Muita gente pergunta se sou hippie, falo que sou hippie chique. Eu misturo o rústico com o sofisticado".

André bate ponto no shopping para meditar e encontrar a 5ª dimensão
André bate ponto no shopping para meditar e encontrar a 5ª dimensão
Chapéu e calçado que artista plásitico fez; André diz misturar sofisticação com rústicidade (Foto: Natália Olliver)

André conta que ele mesmo faz a maioria das roupas que veste, por ter um gosto muito específico. Até os calçados ele faz, sempre unindo moda à espiritualidade.

“Sigo a conexão com o universo e nesses meses tem muita energia que baixam minha frequência, então me isolei com a minha irmã. Venho caminhar e fico aqui no shopping. Todo mundo fica curioso, fico das 3 às 19h ouvindo música. Venho três vezes por semana, sento na mesma cadeira”.

Além das coisas já citadas por André para ter escolhido o shopping como 'point' para meditação semanal, ele conta que ali vê amigos e pessoas o tempo todo. No caso, meditar nas praças da cidade não faz o estilo dele. São quentes e André considera algo muito mecânico e rápido.

André bate ponto no shopping para meditar e encontrar a 5ª dimensão
Ritual de André acontece 3 vezes na semana sem falta (Foto: Natália Olliver)

Hoje, ele mora com a irmã e faz colares com sementes de carandá, bijuterias com a planta e luminárias. Também está desenvolvendo chapéus de sisal, como o dele, para vender.