ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Comportamento

Aos 14 anos, Janis pede ajuda para chegar ao balé de Nova Iorque

Bailarina e o pai estão vendendo uma rifa para viajar a Goiânia, onde ocorre a 1ª etapa de um festival

Jéssica Fernandes | 23/09/2022 06:25
Janis de Souza dança balé desde 2017, em Campo Grande. (Foto: Arquivo pessoal)
Janis de Souza dança balé desde 2017, em Campo Grande. (Foto: Arquivo pessoal)

Na escola pública, Janis de Souza Albuquerque descobriu o balé em 2017 e desde então ela segue dançando. Apaixonada pela arte, a menina dedica todo tempo livre à prática e aperfeiçoamento da dança, porque sonha em conquistar palcos internacionais. Aos 14 anos, a campo-grandense treina para representar o Estado numa competição em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Mas, antes de viajar para o exterior, a estudante precisa passar na seletiva que ocorre entre os dias 10 a 16 de outubro em Goiânia (GO). Na categoria junior, Janis participa da YAGP (Youth America Grand Prix) que neste ano também realiza seletivas em outros quatro países e 25 cidades dos EUA.

Com o objetivo de levantar fundos para custear as despesas da viagem a Goiânia e ter a chance de se classificar, Janis e o pai Alexandre Coutinho, de 39 anos, estão vendendo uma rifa que será sorteada em 8 de outubro.

Veja o vídeo:

Integrante do Espaço de Dança Suzana Leite, a bailarina faz parte do elenco desde 2018. No ano anterior, Janis conta que praticava somente na escola pública. Ela (professora) começou a dar aulas simples, mas realmente com técnicas de balé. Eu fazia aula de balé e contemporâneo e aí comecei a conhecer de verdade a técnica”, diz.

Não demorou para a jovem ser indicada pela antiga professora para a atual, Yasmim Salame, de 24 anos. Atualmente, Janis participa de todas as aulas e também é monitora da turma das crianças. No espaço, ela relata que teve certeza que estava no caminho certo. "Eu comecei na dança muito pequena, mas fui realmente saber o que eu queria quando conheci a Yasmim”, fala.

Ao lembrar como conheceu Janis, a professora fala que viu muita determinação nela.  “Ela (professora) falou que tinha uma bailarina com bastante potencial na escola pública e perguntou se eu poderia conhecê-la para dar uma bolsa. Ela era pequenininha, mas eu via que ela tinha muita vontade e além disso conheci o pai dela e vi que ele também tinha muita vontade. Isso faz toda a diferença”, afirma.

Bailarina durante apresentação no Festival Dança Três. (Foto: Arquivo pessoal)
Bailarina durante apresentação no Festival Dança Três. (Foto: Arquivo pessoal)

Vontade de dançar é o que não falta na menina que não perde a chance de fazer o que ama. “Eu gosto muito desde sempre tive muita certeza. Sempre vim e sempre tive muita vontade, então toda oportunidade que tem de dançar eu tô indo. A gente já dançou em vários lugares e até na Praça do Rádio. Foi bem legal”, destaca.

Para conseguir alcançar o que deseja, Janis vive uma rotina diferente das colegas da mesma idade. A semana é dividida entre os estudos e os ensaios que ocorrem também aos sábados. Por isso, na maior parte do tempo, a jovem está usando as sapatilhas e praticando com uma turma ou outra.

É sobre essas diferenças de objetivo e rotinas que Janis comenta. “A gente vê que pessoas da nossa idade tem outros focos de sair em dia de semana a tarde quando não tem aula, elas sempre estão com amigos ou aproveitando em casa. Eu quase não vejo meus pais, porque saio de manhã cedo e chego à noite em casa, então é muito diferente. Tem que ter muita vontade, a rotina é totalmente diferente dos colegas”, ressalta.

Estudante é a única do grupo a representar a cidade em Goiânia. (Foto: Arquivo pessoal)
Estudante é a única do grupo a representar a cidade em Goiânia. (Foto: Arquivo pessoal)

Em Goiânia, a estudante é a única da turma e do espaço de balé que irá representar a cidade e tentar ser uma das cinco classificadas. A professora, Yasmim, explica que o YAGP é um festival bastante concorrido. ‘Eles escolhem no máximo de três a cinco por idade. É extremamente difícil, porque são poucas vagas. É quase uma faculdade de medicina, senão pior", conta.

Apesar de estar nervosa, Janis garante que está animada em vivenciar o festival. "Eu tô muito feliz, porque a experiência vai ser muito boa. A gente vai ter aulas com vários professores importantes", comenta. O resultado da seletiva em Goiânia sai no último dia, porém a etapa em Nova Iorque está prevista para ocorrer em março de 2023.

Rifa - Ao todo são cem número vendidos a R$ 30 cada. O prêmio do sorteio é R$ 300 e os interessados em comprar um ou mais podem entrar em contato com o pai da Janis, o Alexandre através do (67) 9. 9229-6190

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias