ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Comportamento

Aos 16 anos, Arthur tira gurizada de casa cedo para plantar árvore

Ele criou projeto para incentivar jovens a pensarem no meio ambiente e fazerem ações que promovem mudanças

Thailla Torres | 23/10/2021 10:59
Plantio foi realizado na manhã de hoje na Praça do Ceguinho. (Foto: Mercedes Alencar)
Plantio foi realizado na manhã de hoje na Praça do Ceguinho. (Foto: Mercedes Alencar)

Arthur Thill, de 16 anos, poderia dormir até mais tarde neste sábado (23) como muitos adolescentes. Mas ele resolveu pular cedo da cama e ir com os amigos e a família plantar árvores em uma das praças de Campo Grande.

Sua atitude faz parte da primeira ação realizada através de um projeto de revitalização criado por ele. Sua ideia é plantar mudas em áreas que sofrem da baixa arborização.

Sem pensar duas vezes, ele escreveu o projeto, levou sua proposta até a Prefeitura de Campo Grande, a Semadur (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) adorou a ideia e resolveu patrocinar com divulgação e também doação de 50 mudas para esse primeiro plantio.

Por isso, Arthur deixou seu Bairro São Jorge da Lagoa na manhã de hoje, mesmo com tempo nublado, e seguiu até a Praça do Ceguinho, no Bairro Amambaí, para dar início ao projeto.

Com ele, estavam amigos e também moradores da região. “Antes de iniciar o plantio, fizemos também um trabalho de conscientização para que juntos, a gente monitore essa praça e cuidemos dessas mudas”, diz o menino.

50 mudas doadas pela Semadur foram plantadas hoje. 
50 mudas doadas pela Semadur foram plantadas hoje.

Além disso, ele também quer com o seu projeto, tirar a meninada de casa e fazê-la pensar com mais força sobre o meio ambiente. “Vejo que nossa geração tem esquecido as questões ambientais, muitos nem falam sobre elas, então, quero atrair principalmente as pessoas da minha idade a pensar em soluções e colocar isso em prática no dia a dia”, destaca Arthur.

Hoje foi o primeiro passo, mas se tudo der certo, Arthur já pensa em levar o projeto de plantio para outras regiões da Capital.

O gosto por ações semelhantes surgiu na infância, influenciado pelos pais, que sempre conversaram sobre a importância do meio ambiente. Agora, ele não pensa em parar.

Na semana passada, quando a chuva e ventania atingiram Campo Grande com tudo, deixando rastros de destruição por quase toda cidade, Arthur também não ficou quieto em casa. Ele até se voluntariou para ajudar a Defesa Civil nos estragos. “Não podemos ficar quieto. Meio ambiente precisa de nós”, finaliza o menino após ação.

Para uma das moradoras da região, Mercedes Alencar, filha do famoso Ceguinho, o momento é de muita emoção. "Receber na Praça do Ceguinho essa juventude com iniciativa própria de fazer pelo meio ambiente, pelo planeta, me causa um sentimento de dever cumprido. A ideia da praça é associar o empreendedorismo do meu pai, o Ceguinho, às causas empreendedoras e transformadoras".

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias