ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 31º

Comportamento

Após unir Gabriela e Jean, tênis de mesa se tornou herança de Valentina

Casal se conheceu em campeonatos e esporte se consolidou como paixão familiar

Aletheya Alves | 02/03/2022 07:39
Primeira vez em que a família foi até um clube de tênis de mesa. (Foto: Arquivo Pessoal)
Primeira vez em que a família foi até um clube de tênis de mesa. (Foto: Arquivo Pessoal)

Quando morava em Jardim, interior de Mato Grosso do Sul, Gabriela Leite Nabhan não imaginava que o tênis de mesa aprendido aos 10 anos seria, no futuro, o caminho para que ela construísse sua família. No decorrer dos 23 anos que se seguiram, ela conheceu seu marido através do esporte e sua filha se tornou campeã nacional aos 10 anos de idade.

Tudo começou com uma brincadeira na escola e se desenvolveu quando o pai de Gabriela resolveu comprar uma mesa para os dois brincarem em casa. Empresária, hoje com 33 anos, ela conta que seu pai gostava do esporte, mas entre os dois, a prática era mesmo um ping pong divertido.

“Ele foi me ensinando e um dia, me inscreveu nos jogos escolares de Jardim, fiquei em primeiro lugar e depois, fui para o estadual”, Gabriela explica. Nos anos seguintes, o esporte foi se tornando parte de seu cotidiano até que uma bolsa de estudos foi oferecida para que ela jogasse em Campo Grande por uma escola particular.

Já na Capital, Gabriela continuou participando de campeonatos e durante as competições, conheceu Jean, seu marido. “Ele era de um clube e eu era de outro. A gente se encontrava em campeonatos até que começamos a namorar”, detalha.

Os dois continuaram jogando até meados de 2006, mas com a chegada da faculdade e mercado de trabalho, o amor pelo tênis de mesa precisou ficar suspenso. Foi nesse período que Valentina, a filha do casal, nasceu.

Valentina ficou em primeiro lugar no Campeonato Brasileiro de 2020. (Foto: Arquivo Pessoal)
Valentina ficou em primeiro lugar no Campeonato Brasileiro de 2020. (Foto: Arquivo Pessoal)

Gabriela detalha que mesmo com os pais tendo um longo histórico de prática, Valentina nunca havia entrado de fato no clima do esporte. Os dois brincavam algumas vezes com a filha, mas foi em 2020, com a chegada da pandemia, que a menina se transformou em mesa-tenista como Gabriela e Jean.

Precisando ficar em casa durante o período mais intenso de isolamento, os dois resolveram comprar uma mesa e instalar em casa, assim como o pai de Gabriela havia feito.

Com a pandemia fechou tudo e começamos a ficar em casa, a gente brincava, mas nada de competição, até que percebi como ela havia se desenvolvido rapidamente em seis meses. Foi assim que começamos a participar de alguns campeonatos para testar”, diz.

Desde então, Valentina já recebeu cinco títulos em campeonatos, desde o primeiro lugar no campeonato estadual até no campeonato brasileiro. Com o ritmo sendo retomado no cotidiano da filha, Gabriela também resolveu retornar às competições e garantiu o segundo lugar no Campeonato Brasileiro por equipes em 2021.

Jean e Valentina durante premiação estadual. (Foto: Arquivo Pessoal)
Jean e Valentina durante premiação estadual. (Foto: Arquivo Pessoal)

Agora, para completar o trio familiar, Jean também se prepara para retornar ao esporte após mais de 13 anos. Ansiosos para construir novas memórias em grupo, os três irão jogar na primeira etapa da Copa Brasil neste ano.

Acompanhe o Lado B no Facebook, Instagram do Campo Grande News e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias