ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 29º

Comportamento

Banca vende de ervas naturais à sinceridade, mesmo quando o cliente não pede

Anny Malagolini | 22/07/2013 06:57
Na 15 de Novembro, a banca que vende mais que ervas naturais. (Fotos: Marcos Ermínio)
Na 15 de Novembro, a banca que vende mais que ervas naturais. (Fotos: Marcos Ermínio)

Quem anda pelo centro de Campo Grande já está acostumado a ver as inúmeras bancas de ervas naturais a cada esquina. A promessa dos produtos vão do aumento da libido ao fim das quilos "extras", mas até quem vende avisa: "Planta para emagrecer até tem, mas nada mais eficaz do que carpir um terreno".

O "dono" de tanta sinceridade e da banca, na rua 15 de Novembro, próximo ao Mercadão Municipal é Estevão Fernandes dos Santos, de 63 anos, que mesmo com tantas verdades, até inconvenientes, ditas na cara dos clientes, de alguma forma consegue cativá-los, e fazer com que voltem. É assim que a banca sobrevive há quatro anos.

Mas quem não gosta de tamanha sinceridade é a esposa, Antonia Gomes Viana dos Santos, com também 63 anos. "Eu olho feio, e às vezes até saio de perto com vergonha das coisas que ele diz", revela a esposa, que também é alvo da sinceridade do marido, mas que não se intimida com os clientes, discute ali mesmo e até faz piadas sobre o relacionamento dos dois. "Às vezes me dá uma vontade de casa de novo", comenta Estevão, que sob o olhar torto da esposa nega a brincadeira. E assim, até quem não quer comprar nada se rende aos dois.

"Entre tapas e beijos", o casal completou 43 anos de casamento, tempo suficiente para ter filhos, criá-los e dar novos rumos a vida a dois, e foi o que fizeram. Ela conta que há pouco mais de quatro anos veio morar em Campo Grande com o esposo, e então resolveram abrir a banca com o que sabiam lidar: o mato do cerrado.

Os dois são de Rio Verde de Mato Grosso, município distante à 205 quilômetros da Capital, trabalharam a vida toda em fazendas e, com o trabalho duro e o peso da idade, partiram para Campo Grande. "Para melhorar de vida", explica Antonia.

Estevão, conhecido pela "sinceridade", diz que o melhor remédio natural para emagrecer é carpir.
Estevão, conhecido pela "sinceridade", diz que o melhor remédio natural para emagrecer é carpir.
Antonia até olha feio para o marido. Entre tapas e beijos os dois 'discutem' na frente dos clientes.
Antonia até olha feio para o marido. Entre tapas e beijos os dois 'discutem' na frente dos clientes.

A biologia das plantas foi aprendida na vivência, e é Estevão que vai para o mato caçar as ervas que são vendidas na banca e para não ter engano, ele leva com ela uma revista comprada assim que chegou em Campo Grande, com as classificações e denominações das plantas e raízes. De volta com o material, é a vez de Antonia colocar a mão na massa, e é ela quem embala e organiza os produtos para vender.

Cada embalagem custa de R$3 a R$10,00, e são ervas dos mais variados tipos e nomes, como o "Desata nó", que serve para resolver problemas intestinais. Os nomes das iguarias foram criados por eles mesmo, mas têm algumas ervas que só pelo nome fica difícil saber a identidade da raiz, como o "Nó de cachorro", que serve para acabar com a dor nos nervos, e o mais procurado pelos homens, segundo Estevão, a erva de "Ver gateza", para o fim da impotência sexual.

Na dúvida? tem até "Para tudo", o próprio nome já diz. O remédio tem a promessa de acabar com todo tipo de problema, mas Estevão avisa "só não dá fim a problema financeiro, mas de resto eu garanto".

Nos siga no Google Notícias