ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Comportamento

"Blogueirinhos", professores se reinventam para dar aulas on-line

Alguns educadores estão tendo que gravar a aula por vídeo para que os estudantes possam continuar aprendendo fora da escola

Alana Portela | 03/04/2020 07:23
O professor Felipe Vitório Lucero gravando a aula de Geografia. (Foto: Arquivo pessoal)
O professor Felipe Vitório Lucero gravando a aula de Geografia. (Foto: Arquivo pessoal)

Desde que começou a quarentena em Campo Grande, os professores estão tendo que se virar nos 30 para não prejudicar os alunos. Algumas escolas privadas continuam a todo vapor, mas com aulas on-line. Por isso, os educadores tiveram que se reinventar e até virar “blogueirinhos” para ensinar os estudantes fora da sala.

“Todos os professores estão se reinventando. Estamos trabalhando mais que o normal, é uma rotina nova, que não acompanhou o tempo ideal de transição e pegou todos nós de surpresa. Essa adaptação tem que ser rápida, nosso aluno não pode perder conteúdo”, diz Felipe Vitório Lucero.

Aos 27 anos, ele é professor de Geografia e leciona há quatro, tanto em escola pública quanto privada. É um dos profissionais que não pararam desde que a pandemia do Coronavírus chegou a Capital, e tem feito de tudo cumprir o dever de educador.

Foto dos alunos de Felipe durante uma aula no campo. (Foto: Arquivo pessoal)
Foto dos alunos de Felipe durante uma aula no campo. (Foto: Arquivo pessoal)

Há três semanas, Felipe teve que deixar de lado a timidez e encarar a câmera do celular para gravar as aulas. “Os professores viraram youtubers, os coordenadores viraram editores de vídeos e a direção funciona 24h, incluindo sábados e domingos”, comenta.

“A escola definitivamente não parou. Estamos nos reinventando todos os dias, ultrapassando as paredes da sala de aula por amor aos nossos alunos. Valorizem o professor”, pede Felipe.

Ele grava de três a quatro vídeos por turma e coloca no sistema on-line da escola. Através disso, os estudantes podem acessar e assistir a aula, que dura uns 20 minutos.

Contudo, gravar as aulas não é apenas entrar na frente da câmera e falar. Felipe também tem que deixar o conteúdo divertido, para prender a atenção do aluno até o final e não deixar o processo cansativo.

“A responsabilidade e autonomia do aluno em casa é maior do que dentro da sala onde você controla a situação e consegue prender a atenção. No vídeo, temos a concorrência das redes sociais, filmes, cachorro e TV. A família tem sido fundamental nesse processo, não deixando o estudante sem o devido conhecimento”.

“Uma sensação diferente, o que é um professor sem aluno? O Olho no olho, saber se o estudante está em um dia bom, faz parte da nossa rotina. O primeiro vídeo estava bem tímido, agora já estou mais adaptado. Fluiu naturalmente, o positivo é que pode errar e fazer novamente, mas leva um tempo maior de edição, criação, esse é o maior desafio”, explica.

Dos 200 alunos de Felipe, cerca de 60% apenas têm se esforçado e seguido o cronograma das aulas. “Tem estudante que não entrou na plataforma ainda”, comenta. A situação o deixa até meio cabisbaixo, já que tem se esforçado tanto para proporcionar uma educação de qualidade.

Através da plataforma on-line, Felipe está disponível para tirar as dúvidas dos alunos e ajudar no que for necessário. O professor participa até de grupos no WhatsApp, onde envia arquivos da escola.

Outra professora que merece os parabéns por estar se dedicando aos alunos é a pedagoga, Mayara dos Santos Ramos. Ela tem 33 anos e há três passou a dar aulas na rede pública e privada. Todo dia é um desafio diferente que precisa ser enfrentado para dar continuidade a responsabilidade de educadora.

“Já buscávamos várias formas de reinventar nossas aulas dentro da sala, agora sem o contato, temos que pensar além. Ter a atenção dos nossos alunos, simplificar ao máximo para que eles possam compreender o que estamos dizendo e fazer com que minimize em parte esse período tão atípico que estamos vivendo”, diz.

Ela também passou a gravar as aulas para os pequeninos. Nas gravações, tenta dinamizar o ensino e até fazer brincadeiras para descontrair os alunos e não deixar a proposta se tornar algo chato. “Converso com eles como se estivessem ali na minha frente. Faço comentários e brincadeiras pensando que eles estão ali. Tentando levar o ambiente escolar até a casa deles”, comenta.

Mayara consegue ter um retorno, quando os alunos acessam a plataforma on-line. “Só conseguimos saber como está a recepção deles com o retorno que dão com as respostas. Mas está sendo bem positivo”, afirma. Isso é um bom sinal para a professora que está se dedicando para tornar o dia dos estudantes mais divertido e propício ao aprendizado.

Seja na escola ou em casa, a educação é importante para o conhecimento dos alunos, que posteriormente os tornará um cidadão melhor e com propósito de vida. Através do aprendizado, começam os sonhos, as lutas e a vontade de ser melhor e de tornar o mundo um lugar melhor.

“A educação é necessária. Conseguirmos levar isso aos nossos alunos mesmo que a distância é dar continuidade ao processo de ensino aprendizagem que foi iniciado”, conclui Mayara.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.


Nos siga no Google Notícias