ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Comportamento

Câmara derruba veto contra uso de nome social por travestis e transexuais

Ângela Kempfer e Cleber Klajus | 03/03/2015 15:41
Votação na manhã de hoje na Câmara.
Votação na manhã de hoje na Câmara.

Por 19 votos a 5, a Câmara de Vereadores derrubou nesta terça-feira o veto do prefeito Gilmar Olarte ao projeto de lei que autoriza o uso de nome social por travestis e transexuais em órgãos públicos do município.

Parte da bancada evangélica tentou preservar o veto. Votaram contra a derrubada os vereadores Magali Picarelli (PMDB), Herculano Borges (SD), Flávio César (PTdoB), Alceu Bueno (PSL) e Gilmar da Cruz (PRB).

“O principio da igualdade será ferido”, justificou Herculano. Para Alceu Bueno, a questão é “respeito à família”.

Já Marcos Alex (PT) defendeu a derrubada do veto por achar que não é direito do Legislativo interferir na individualidade das pessoas.

A autora da proposta, vereadora Luiza Ribeiro (PPS), avalio que “o que aconteceu na votação é que os vereadores colocaram a convicção religiosa. Agora, a lei vem para dignidade humana de travestis e transexuais”.

Eduardo Romero (PTdoB) fez uma comparação com a realidade da própria Câmara, em defesa do projeto. “Não julgamos o processo constitucional, mas o respeito a forma como a pessoa se vê. É o mesmo que o Waldeci optar por ser chamado de Chocolate, o Derli dos Reis como Cazuza, o Francisco Luis como Saci e o Ademar Vieira como Coringa”.

Agora o projeto segue para sanção do prefeito, caso isso não ocorra, caberá ao presidente da Câmara promulgar a lei.

Nos siga no Google Notícias