ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Comportamento

Com barra de cereal de pequi e baru, adolescente tenta ser campeã

Representando Campo Grande, a estudante de 16 anos precisa de votos para vencer na Feira Brasileira de Iniciação Científica

Thailla Torres | 28/10/2020 12:39
Barras de cereal feitas pela aluna. (Foto: Arquivo Pessoal)
Barras de cereal feitas pela aluna. (Foto: Arquivo Pessoal)

Aos 16 anos, Izabela Bernal Constantino de Morais tenta ser campeã em uma feira científica e precisa de voto popular para sair vencedora. Ela concorre com o projeto de elaboração de barras de cereais à base de pequi e baru, frutos típicos do Cerrado, e ainda representa Campo Grande na competição.

O que poderia ser mais um projeto científico entre estudantes, para Izabela tem grande significado. Ela diz que a ideia surgiu depois de observar o ambiente escolar e ver os riscos de uma alimentação não saudável entre os colegas.

“Minha escola sempre buscava incentivar o consumo de alimentos saudáveis, porém muitos estudantes optavam por biscoitos, salgadinhos, chocolates e alimentos ultra processados no geral, que podem causar danos à saúde”.

Atualmente ela estuda em uma escola do Rio de Janeiro, mas representa Mato Grosso do Sul na FEBIC (Feira Brasileira de Iniciação Científica). A  feira tem diversas premiações e uma dessas é a da votação popular, em que os três projetos mais votados ganham prêmio

Izabela conta que fez várias pesquisas e concluiu que as barras de cereais presentes no mercado, majoritariamente, apresentavam os mesmos ingredientes em suas composições, que já eram muito explorados pela indústria alimentícia. “Comecei a fazer pesquisas sobre os frutos regionais e descobri que eles apresentavam diversos benefícios à saúde e um sabor exótico”, comenta.

Durante a realização do projeto, além das conquistas de conhecer novas características da região, ela acredita que a pesquisa é importante para agregar à valorização da cultura local, do comércio regional e Cerrado. “Quero também ajudar a amenizar problemas decorrentes da má alimentação em lanches intermediários”, diz.

Quem quiser ajudar Izabela pode votar clicando aqui. Para votar basta entrar no link, ir no post “Votação Popular” e curtir a imagem com o nome do projeto “Elaboração de barra de cereal com os frutos típicos do bioma Cerrado Pequi e Baru” de Campo Grande - MS.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias