A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 19 de Setembro de 2018

18/03/2017 07:15

Concurso de beleza leva índio terena para shopping e ensaio é explosão de cor

Paula Maciulevicius
Giovanna, Miss infantil na piscina de bolinhas. (Foto: Arumi Figueiredo)Giovanna, Miss infantil na piscina de bolinhas. (Foto: Arumi Figueiredo)

O resultado ainda é do concurso de beleza do ano passado, mas marca a abertura da programação em comemoração ao Dia do Índio de 2017. Em Anastácio, índios terena da aldeia Aldeinha levaram a cultura para dentro do shopping da cidade. Parte da premiação para os quatro primeiros colocados na edição passada era um ensaio fotográfico e as imagens mostram o quão incrível é o colorido e olhar dos terena. 

Professora na escola estadual indígena Guilhermina da Silva, Flávia Rohdt organiza o concurso desde 2014. "Na verdade ele sempre existiu na aldeia, mas era uma coisa mais simples, feita só na quadra da escola", conta. 

Seriedade no olhar de Jonas, o mister na categoria infantil. (Foto: Arumi Figueiredo)Seriedade no olhar de Jonas, o mister na categoria infantil. (Foto: Arumi Figueiredo)
E o sorriso da menininha Giovanna, da aldeia Aldeinha. (Foto: Arumi Figueiredo)E o sorriso da menininha Giovanna, da aldeia Aldeinha. (Foto: Arumi Figueiredo)
No pula pula. (Foto: Arumi Figueiredo)No pula pula. (Foto: Arumi Figueiredo)
Com arco e flecha. (Foto: Arumi Figueiredo)Com arco e flecha. (Foto: Arumi Figueiredo)
Jonas e o cocar. (Foto: Arumi Figueiredo)Jonas e o cocar. (Foto: Arumi Figueiredo)
(Foto: Arumi Figueiredo)(Foto: Arumi Figueiredo)
(Foto: Arumi Figueiredo)(Foto: Arumi Figueiredo)
(Foto: Arumi Figueiredo)(Foto: Arumi Figueiredo)

Nos últimos anos, o concurso cresceu e na edição passada já foram 38 inscritos para as categorias infantil e juvenil, dos 6 aos 12 e dos 13 aos 21 anos.

Fotógrafa do ensaio, Arumi Figueiredo quem pensou em mostrar os trajes típicos pelo comércio da cidade. "Este ano pensamos em fazer uma coisa diferente, o shopping tem cinema e boliche e eu queria que eles andassem dentro desta rotina, caracterizados", explica a fotógrafa.

Os olhares do público em geral era de curiosidade. "E todo mundo ficou admirando, pediram para tirar foto, você vê que foi um encontro da população com a cultura indígena, uma descoberta, por mais que aqui a gente tenha aldeia, mas as pessoas esqueceram o que é o índio caracterizado", completa Arumi.

Eleita Miss Exoketi Terenoe na categoria juvenil, Samarah Rodht Soares, de 18 anos, adorou a experiência e o resultado das fotos. "Foi muito bom, a gente pode mostrar a nossa cultura e todo mundo fica olhando quando a gente sai assim, toda pintada", descreve a estudante de Letras.

Curta o Lado B no Facebook

Mister Juvenil Kaio Luiz. (Foto: Arumi Figueiredo)Mister Juvenil Kaio Luiz. (Foto: Arumi Figueiredo)
Miss juvenil Samarah. (Foto: Arumi Figueiredo)Miss juvenil Samarah. (Foto: Arumi Figueiredo)
Os vencedores da edição passada do concurso. (Foto: Arumi Figueiredo)Os vencedores da edição passada do concurso. (Foto: Arumi Figueiredo)
À frente do cinema. (Foto: Arumi Figueiredo)À frente do cinema. (Foto: Arumi Figueiredo)
Detalhe de uma Kombi Detalhe de uma Kombi
customizada. (Fotos: Arumi Figueiredo)customizada. (Fotos: Arumi Figueiredo)
Cocar foi parar no boliche. (Foto: Arumi Figueiredo)Cocar foi parar no boliche. (Foto: Arumi Figueiredo)
Os quatro mais belos da aldeia Aldeinha. (Foto: Arumi Figueiredo)Os quatro mais belos da aldeia Aldeinha. (Foto: Arumi Figueiredo)


imagem transparente

Classificados


Copyright © 2018 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.