A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 21 de Abril de 2019

16/03/2019 08:14

Curso gratuito com 60 vagas quer desmistificar mitos sobre o suicídio

Com 200 horas, as aulas terão início no próximo mês e seguem até outubro deste ano

Guilherme Henri
Prédio da Faculdade de Medicina da UFMS (Foto: Divulgação/ UFMS)Prédio da Faculdade de Medicina da UFMS (Foto: Divulgação/ UFMS)

Com o objetivo de desmistificar os mitos por trás do suicídio e criar a cultura de prevenção, estão abertas as inscrições para a quinta turma do curso gratuito de Prevenção e Posvenção ao Suicídio.
No total, são oferecidas 60 vagas. As aulas terão início no próximo mês e seguem até outubro deste ano. O projeto é aberto a pessoas com mais de 18 anos e, principalmente, a acadêmicos ou profissionais da área da saúde.

Segundo o idealizador, o bombeiro aposentado e professor de Teologia, Edilson dos Reis, o curso tem formato único no Brasil, pois trata-se de 200 horas aulas presenciais com especialistas no assunto, que trarão casos reais para serem debatidos e estudos.

“Mato Grosso do Sul é o terceiro estado brasileiro com a maior taxa de suicídios a cada 100 mil habitantes. Precisamos falar sobre o suicídio. Entender e quebrar os mitos com ações multidisciplinares, ou seja, que envolvam mais de uma ciência”, disse.

Edilson passou 30 anos no Corpo de Bombeiros e já vivenciou diversas situações que envolvem a questão. Além da formação em Teologia, o professor se especializou em saúdemental e participou de diversos cursos.

“Existe uma necessidade de falar sobre isso, pois o suicídio nada mais é do que uma tentativa de comunicação, de externar o sofrimento. Quando uma atitude desta é cometida pelo menos 12 pessoas são afetadas diretas ou indiretamente, o que chamamos de posvenção. Por meio do curso, queremos preparar as pessoas a saber lidar com estas situações e com isso evitar o efeito imitativo”, diz.

As aulas vão ocorrer na Faculdade de Medicina da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Para fazer a inscrição, o candidato deve enviar o seu currículo para o e-mail: 2018cursoufms@gmail.com até o dia 12 de abril. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (67) 3345-3382.

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.



imagem transparente

Classificados


Copyright © 2019 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.