ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 24º

Comportamento

Curso gratuito com 60 vagas quer desmistificar mitos sobre o suicídio

Com 200 horas, as aulas terão início no próximo mês e seguem até outubro deste ano

Guilherme Henri | 16/03/2019 08:14
Prédio da Faculdade de Medicina da UFMS (Foto: Divulgação/ UFMS)
Prédio da Faculdade de Medicina da UFMS (Foto: Divulgação/ UFMS)

Com o objetivo de desmistificar os mitos por trás do suicídio e criar a cultura de prevenção, estão abertas as inscrições para a quinta turma do curso gratuito de Prevenção e Posvenção ao Suicídio.
No total, são oferecidas 60 vagas. As aulas terão início no próximo mês e seguem até outubro deste ano. O projeto é aberto a pessoas com mais de 18 anos e, principalmente, a acadêmicos ou profissionais da área da saúde.

Segundo o idealizador, o bombeiro aposentado e professor de Teologia, Edilson dos Reis, o curso tem formato único no Brasil, pois trata-se de 200 horas aulas presenciais com especialistas no assunto, que trarão casos reais para serem debatidos e estudos.

“Mato Grosso do Sul é o terceiro estado brasileiro com a maior taxa de suicídios a cada 100 mil habitantes. Precisamos falar sobre o suicídio. Entender e quebrar os mitos com ações multidisciplinares, ou seja, que envolvam mais de uma ciência”, disse.

Edilson passou 30 anos no Corpo de Bombeiros e já vivenciou diversas situações que envolvem a questão. Além da formação em Teologia, o professor se especializou em saúdemental e participou de diversos cursos.

“Existe uma necessidade de falar sobre isso, pois o suicídio nada mais é do que uma tentativa de comunicação, de externar o sofrimento. Quando uma atitude desta é cometida pelo menos 12 pessoas são afetadas diretas ou indiretamente, o que chamamos de posvenção. Por meio do curso, queremos preparar as pessoas a saber lidar com estas situações e com isso evitar o efeito imitativo”, diz.

As aulas vão ocorrer na Faculdade de Medicina da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Para fazer a inscrição, o candidato deve enviar o seu currículo para o e-mail: 2018cursoufms@gmail.com até o dia 12 de abril. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (67) 3345-3382.

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

Nos siga no Google Notícias