ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Comportamento

De Cavaleiros do Zodíaco à Sailor Moon, só pelos nomes drags já merecem respeito

Thaís Pimenta | 12/08/2018 08:43
Andrômeda Black é inspirada no desenho Cavaleiros do Zodíaco por ser fã da obra. (Foto: Acervo Pessoal)
Andrômeda Black é inspirada no desenho Cavaleiros do Zodíaco por ser fã da obra. (Foto: Acervo Pessoal)

É preciso ter muita criatividade para escolher o nome daquela personagem livre de padrões na pele das drag queens. Muito se dizia sobre a tradição de se "batizar" com o nome da drag que a ajudou no começo da montação, formando uma espécie de "família" pelo sobrenome comum. Mas antes disso é preciso escolher o nome que mais represente o que a performance vai dizer, e é com bom humor que esse processo de identificação começa.

Uma das personalidades mais curiosas da cidade, que ficou conhecida por seu cover da Pablo Vittar, Andrômeda Black é drag muito antes de conhecer a diva pop a qual está diretamente ligada, pois começou a se montar em 2016. Seu nome tem a ver com uma paixão da infância, o desenho Cavaleiros do Zodíaco.

"Shun de Andrômeda sempre foi meu personagem favorito do desenho, o mais afemininado, que não gostava de lutar, e quando tive que escolher meu nome lembrei dele na hora por me identificar", diz ela.

Já o Black é apelido de Felipe, que desde cedo usava o nickname no antigo chat do Mirc. O nome pegou e segue com ele até nos momentos em que a drag ganha vida.

Marineuza Joana é a drag de Guilherme Silva de Moraes. (Foto: Acervo Pessoal)
Marineuza Joana é a drag de Guilherme Silva de Moraes. (Foto: Acervo Pessoal)

Meryneuza Joana, a drag de Guilherme Silva de Moraes, começou se chamando apenas Maryjoana. "Foi porque eu não queria assumir nenhum sobrenome só que com o passar do tempo eu fui notando que só esse nome era pouco, faltavam informações", diz.

Neuza era como uma colega de Guilherme era chamada pelos amigos, a Alice Yura. "Eu gostava do nome e Alice era um referencial artístico pra mim. Aí pensei que poderia ficar bacana juntar os dois. Já mantenho o nome completo desde 2016".

Maryjoana é uma referência clara à maconha, que fez parte de um momento da vida do personagem. "Eu assumir esse nome foi basicamente eu tomando o poder de vários aspectos da minha vida. Ela veio muito nesse sentido, minha drag, seu nome forte, e meu caminho seguiu por causa dessa relação".

Para Guilherme, muitas drags sentem receio de falar seu nome. "É porque é um nome popular, que se difere do da maioria das drags, que optam pelo glamour. Eu escolhi algo que combina com minha personalidade. Não vou negar que a relação à maconha não me feche algumas portas, acontece sim. E muito porque isso não é discutido dentro da comunidade LGBT".

Rafa Spears foi a mãe de muitas outras drags da cidade. Inspiração pra muitas.. (Foto: Divulgação festa Colocada)
Rafa Spears foi a mãe de muitas outras drags da cidade. Inspiração pra muitas.. (Foto: Divulgação festa Colocada)

Já Rafa Spears representa uma outra fase do mundo das drags. Foi uma das pioneiras na montação por aqui, e desde 2014 ela se sustenta, e sustenta sua casa por meio de suas perfomances. Por isso, até suas inspirações para seu nome carregam outros princípios.

Rafa vem de Rafael, seu nome nome de registro. Spears deixa explícito seu amor pela cantora pop Britney Spears. "Da minha época teve muita gente que pegou o sobrenome da diva do pop que mais admira", explica ela.

Mas Rafa quase se chamou Valquiria. "Eu gostava muito do nome Valquiria aí as drags que eu conhecia todas tinham sobrenome com natureza tipo Mônica Trovoni, Estela Relâmpago". Na época, em 2013, ela chegou a sair por algumas vezes com o nome de Valquiria Tsuname.

"Mãe" de toda uma geração de drags campo-grandenses, foi Rafa quem as ajudou a pensar em seus nomes. "É comum que esse processo demore muito. Então a figura da drag mãe ajuda nesse sentido", finaliza ela. 

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram.

Nos siga no Google Notícias