ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Comportamento

De jeito bem original, há 12 anos José convida quem passa na rua para almoçar

Thailla Torres | 03/10/2017 06:15
José fica parado na Dom Aquino, na entrada do antigo Shopping Pantanal.  (Foto: Marcos Ermínio)
José fica parado na Dom Aquino, na entrada do antigo Shopping Pantanal. (Foto: Marcos Ermínio)

De calça social e gravata bem ajustada, José Montini abre um sorriso tímido, mas todo atencioso que fez dele um personagem no Centro de Campo Grande. É estendendo a mão a quem passa que ele ganha atenção, na Rua Dom Aquino, toda vez que diz: "Bom dia, senhorita, vamos almoçar?", sem desviar os olhos.

Nunca arrisquei aceitar o pedido, mas não ousei menosprezar o destemido jeito do senhor, de 63 anos, que convida qualquer um para o almoço de R$ 7,00 no restaurante conhecido pelo prato feito barato.

"O cliente que está passando é o nosso dinheiro que está indo embora", diz. "Mas o valor que está no bolso em forma de papel, cheque ou cartão vem até nós por um trabalho feito com o coração", completa José que diz ser o relações públicas do estabelecimento.

Ele faz a mesma coisa na porta do restaurante há 12 anos. Mas chegou à Capital em 1982, depois de ter viajado por São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, estado onde nasceu. Foi lá que aprendeu a trabalhar em restaurantes e hotéis. Flertou com o atendimento e nunca mais abriu mão de servir.

É no sorriso e na educação que ele conquista um novo cliente para o restaurante. (Foto: Marcos Ermínio)
É no sorriso e na educação que ele conquista um novo cliente para o restaurante. (Foto: Marcos Ermínio)

"Para fazer isso, tem que gostar do ser humano e servir é um ato divino. Quando vamos servir o alimento é melhor ainda, afinal estamos nutrindo as pessoas e capacitando elas para trabalharem melhor", explica.

Logo que chegou, aqui trabalhou na Churrascaria Gaúcha, que marcou época na Afonso Pena com a famosa ponta de costela e com os conjuntos paraguaios que ali se apresentavam. Do mesmo lado, havia a Churrascaria do Vitório, com as mesmas características, mas o dono saiu na frente quando contratou José como relações públicas que ficava na calçada convidando as pessoas a dar preferência à sua churrascaria.

Ao olhar nos olhos de quem chegava, todos os dias, ele encontrava alguém diferente que o impressionava. Apertou mãos de gente comum, mas se emocionou ao dar bom dia a Manoel de Barros, poeta, que sempre foi seu ídolo e frequentou por algumas vezes a churrascaria.

Quem o conhece, sabe que não há esforço para ser simpático no trabalho e ele explica o motivo. "Há uma grande carência de amor no mundo, por isso, tratando bem as pessoas, a gente conquista tudo. Um sorriso abre todas as portas e uma cara feia fecha todas", ensina.

Com a segurança de quem veio de longe, ele ainda defende o povo campo-grandense quando o assunto é simpatia. "Tem isso aqui, né? Mas não é verdade. O povo aqui é trabalhador e estamos em uma terra nova. E toda terra nova recebe muito aventureiro, mas depois que você passa a conhecer a região, descobre a terra maravilhosa e um povo carinhoso".

Antes da despedida, uma das imagens que não sai da cabeça de José, é o encontro com o poeta, sempre atencioso, sensível, que deu ouvidos a poesia do homem que o recebia na churrascaria. "Eu sempre gostei de poesia e o que me encanta aqui é acordar com os pássaros. Não é atoa que Manoel amava essa natureza".

"Quando eu vim do meu Rio Grande
Trouxe comigo uma tradição
A pilsen de um gaúcho
E a cuia de chimarrão
Aqui eu conquistei muitas morenas
Dançando xote e vanerão
Mas aprendi dançar polca e chamamé
Comer churrasco de mandioca e tomar o tal do tereré
Então quando me chama de gauchão
No meu peito vem um alvoroço
E
sse velho veio do Rio Grande
Mas ama Campo Grande
Capital Sul do Mato Grosso."

Curta o Lado B no Instagram e no Facebook.

Nos siga no Google Notícias