ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Comportamento

Depois de um infarto, professor "pisou no freio" e foi fazer crochê

Elverson Cardozo | 14/08/2014 08:19
Miguel aprendeu a fazer crochê sozinho, vendo revistas e acompanhando tutoriais na internet. (Foto: Marcos Ermínio)
Miguel aprendeu a fazer crochê sozinho, vendo revistas e acompanhando tutoriais na internet. (Foto: Marcos Ermínio)

Em 2009, a vida deu um baita susto no professor de matemática Miguel Arcanjo Pontes Pimentel, 63. Na época, com 58 anos, o paraense, radicado em Mato Grosso do Sul há três décadas, infartou, mas, felizmente, resistiu.

O ataque cardíaco serviu de lição. Um ano depois, recuperado, Miguel se deu conta de que precisava desacelerar. Decidido a ter uma nova vida, ele pisou no freio e foi fazer crochê. Hoje, o professor continua a lecionar, dá aulas em três escolas, mas à noite, quando chega em casa, vai direto para as agulhas, linhas e o inseparável tear.

Como começou essa história? Quem conta é ele mesmo...

Professor faz cachecol, meias, toucas, entre outros acessórios. (Foto: Marcos Ermínio)
Professor faz cachecol, meias, toucas, entre outros acessórios. (Foto: Marcos Ermínio)

… Depoimento a
Elverson Cardozo
repórter do Lado B

Infartei no dia 3 de outubro de 2009. Um ano depois comecei a mexer com crochê. A primeira peça que fiz foi um tapete. Fiz do meu jeito. Saiu torto para lá, torto para cá, mas deu para forrar o chão. Está em casa. A gente usa.

Tive esse ideia em uma viagem que fiz para Porto Alegre. Estava voltando para Campo Grande, esperando o voo que estava atrasado e, andando pelo aeroporto, encontrei um senhor fazendo tricô, aí pensei: acho que vou fazer isso quando ficar velho. Nessa época nem era velho.

Nunca fiz tricô, porque acho um pouco mais difícil. O crochê é mais fácil. Antes eu já fazia tapetes com pontos de arraiolos. Tecia em cima de uma tela. Mas esse material é difícil de vender. O pessoal não dá valor ao trabalho que você faz.

Nunca pedi ajuda de ninguém para aprender crochê. Eu mesmo, pela curiosidade, fui vendo em revistas e na internet. Achava que jamais tiraria uma peça vendo desenho, e já fiz tantas...

Eu faço com agulha e dois teares, um redondo e outro retangular. Estou fazendo gorro, cachecol e, por último, aprendendo a fazer meias de lã por causa do frio. Xale também já fiz. Tem acessórios femininos e masculinos.

Faço no meu tempo disponível, geralmente à noite, depois que chego do colégio. Às vezes fico até meia noite envolvido com alguma coisa. Quando vou dormir é só deitar e fechar os olhos. É muito bom. Cada vez que você faz, com mais vontade fica.

Meus alunos sabem porque eu levo para a escola. Vendo mais para colegas de trabalho e está fazendo sucesso. Tá andando o Brasil todo. Já mandei para Belém, Aracaju... Florianópolis tem encomenda.

Tenho uma incentivadora muito grande, que é minha mulher. Tudo o que eu faço ela diz que está bonito e eu acho também. Já que ela fala...

Nos siga no Google Notícias