ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Comportamento

Depois dos 60 anos, mulheres fazem curso gratuito no Horto Florestal

Curso gratuito no ateliê é espaço onde elas colocam a mão na massa e libertam a criatividade

Jéssica Fernandes | 27/10/2021 06:15
Fátima aponta a primeira obra que criou no projeto de arte. (Foto: Jéssica Fernandes)
Fátima aponta a primeira obra que criou no projeto de arte. (Foto: Jéssica Fernandes)

Nunca é tarde demais para arriscar, aprender algo novo e sair da zona de conforto. Após uma vida dedicada ao trabalho e à família, duas mulheres de Campo Grande decidiram ocupar o tempo fazendo arte e colocando em prática técnicas que nunca tinham ouvido falar.

A história de Maria Trindade, 69 anos, e Fátima Arakaki, 61 anos, tem como lugar de encontro em comum o Ateliê da Arte, no Horto Florestal. A forma como ambas chegaram até o projeto é diferente, mas o carinho que desenvolveram pelas aulas é igual.

Moradora do Bairro Aero Rancho, Maria foi parar na sala de artes depois de uma das filhas ler na internet sobre o curso. Há cinco meses, ela começou a trajetória artística e se aventurou a pintar quadros com tinta acrílica. “Vim e gostei de primeira, mas não sabia muito, sabia só mais ou menos o comecinho de pintura. Eu gosto, porque é uma diversão, a turminha é legal, a hora passa e não vejo”, fala.

Maria ao lado de alguns dos quadros que criou no ateliê. (Foto: Jéssica Fernandes)
Maria ao lado de alguns dos quadros que criou no ateliê. (Foto: Jéssica Fernandes)

A Fátima, que mora próximo ao parque, já tinha ouvido falar sobre as aulas, porém decidiu começar depois que entrou no lugar sem querer. “Uma vez entrei aqui só pra usar o banheiro, comecei a admirar as artes e me interessei. Tô aqui para descobrir algum dom, porque até agora, não me identifiquei com nada, mas na pintura, acho que vou levar jeito”, brinca.

Além de estar na busca de um dom especial, ela garante que as oficinas são uma forma que encontrou para mudar a rotina. “Como eu tô aposentada, precisava ocupar a cabeça, então, me exercito e depois venho aqui fazer algo, bater papo e passar o tempo”, diz.

Com o apoio das professoras Cida Barros, 55 anos, e Marise Bahia, 63 anos, a turma dá asas à imaginação e produz uma coisa mais diferente da outra.  Embora o ateliê seja pequeno, o espaço comporta toda a criatividade que Maria, Fátima e outras alunas têm na hora de recortar, colar, colorir e desenhar.

Professora Marise mostra incensário e caneca que produziu nas oficinas. (Foto: Jéssica Fernandes)
Professora Marise mostra incensário e caneca que produziu nas oficinas. (Foto: Jéssica Fernandes)

Às terças e quintas, o projeto ministra aulas gratuitas de mosaico, pintura em azulejo e madeira. Com o uso de materiais recicláveis, a galera criou enfeites de borboleta, incensários no formato de casa, quadros super coloridos, placas, canecas e outros itens de decoração enfeitados de flores, animais, frutas e tudo que você é capaz de pensar.

A professora voluntária Marise brinca que não dá moleza para quem chega e depois que ensina, é a vez da aluna se arriscar. “Elas chegam falando que não sabem desenhar, depois ensino e digo para fazerem, porque se não tentarem, não tem como aprenderem”, afirma.

Para o próximo mês, a professora Cida adianta que o tema das oficinas será para ensinar a pintura em louça, cerâmica e azulejos. De acordo com a profissional, a atividade é aberta para qualquer pessoa que tem acima de 18 anos. "É só chegar aqui no espaço, não precisa de documentação e falar que tá interessado em aprender que ajudamos com qualquer coisa", conclui.

Cida mostra uma das criações feitas com itens recicláveis. (Foto: Jéssica Fernandes)
Cida mostra uma das criações feitas com itens recicláveis. (Foto: Jéssica Fernandes)

O Ateliê da Arte é uma iniciativa da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo) e acontece toda terça e quinta, em dois horários diferentes, das 8h às 11h e das 14h às 17h. Mais informações através do número (67) 9.9273-9346 (Cida).

Aulas ocorrem no Quiosque da Arte, no Horto Florestal. (Foto: Jéssica Fernandes)
Aulas ocorrem no Quiosque da Arte, no Horto Florestal. (Foto: Jéssica Fernandes)

Curta o Lado B no  Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563

Nos siga no Google Notícias