ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Comportamento

Desconhecidos da maioria, escritores levam mais de 400 adolescentes a shopping

Elverson Cardozo | 24/02/2015 06:12
À espera dos autores, adolescentes leram no chão da biblioteca. (Foto: Elverson Cardozo)
À espera dos autores, adolescentes leram no chão da biblioteca. (Foto: Elverson Cardozo)

Quem tem um pouco mais de idade, ou não acompanha tudo o que sai por aí na internet, estranhou o burburinho com a presença de tantos adolescentes, ontem(23) à tarde, em frente à livraria Saraiva, do Shopping Bosque dos Ipês, em Campo Grande.

Cerca de 400, entre meninos e meninas, se amontoaram em uma fila enorme para acompanhar o lançamento de dois livros: “Eu Fico Loko” e “Diário de um adolescente apaixonado”. Para quem estava há horas no tumulto, alguns desde às 10h, mais importante que as obras eram os autores: Christian Figueiredo de Caldas, morador de São Paulo (Capital), e Rafael Moreira, do mesmo estado, mas do município de Campinas.

O primeiro tem um canal no Youtube, o “Eu Fico Loko” (que deu origem ao livro homônimo). O segundo, que também faz vídeos para internet (no canal “Me apaixonei”), arranca suspiros por ter sido “Colírio da Revista Capricho” durante 6 meses.

Eles se tornaram conhecidos e ganharam espaço na mídia nacional por produzirem conteúdo audiovisual voltado ao público adolescente. Christian, hoje com 20 anos, começou a gravar ainda mais novinho.

Fãs fizeram fila em frente à livraria. (Foto: Elverson Cardozo)
Fãs fizeram fila em frente à livraria. (Foto: Elverson Cardozo)
Christian (à esquerda) e Rafael, no lançamento dos livros na livraria Saraiva, em Campo Grande. (Foto: Divulgação)
Christian (à esquerda) e Rafael, no lançamento dos livros na livraria Saraiva, em Campo Grande. (Foto: Divulgação)

“Na época eu assistia canais americanos e o Youtube nos Estados Unidos já era bem forte desde 2008. Minha mãe tinha uma câmera e eu sempre pegava para gravar meu dia a dia. Fazia curtas com a família, botava meu pai para ser uma ator. Esse negócio de vlog veio depois, com 16, 17 anos”, lembra.

No canal do “Eu Fico Loko”, que tem mais de de 1 milhão e 500 mil assinantes, Christian fala da própria vida, do que acontece com ele e chega a dar dicas amorosas. O vlog, explica, “é voltado ao público adolescente, de 13 a 17 anos” e, por isso, reúne temas específicos como, por exemplo, o primeiro beijo, a primeira vez ou o primeiro porre com os amigos.

Rafael, o Colírio da Capricho, entrou na onda dos vlogs há pouco tempo, com 17 anos. Ele tem, atualmente, 18. “Comecei na internet, mas não com vídeos. Eu postava textos, pensamentos em um blog. O canal veio depois, explica.

Nesse meio tempo, ele conheceu Christian e os dois passaram a gravar juntos, mas logo separaram porque a distância impossibilitou o projeto. Hoje, Rafael comanda o “Me apaixonei” sozinho.

“Meu canal é mais sobre sentimento. É sobre perdas, família, ciumes, orgulho... é sempre para esse lado que você puxa uma reflexão para o público. O legal é que não é só adolescentes que assistem. Tem uma margem de público de 18 a 25 anos”, comenta.

Amigos, os dois decidiram lançar os livros juntos. “Todo mundo falava que não iria dar certo porque eu já estudei em escola pública, mas a gente conseguiu”, diz Rafael. A primeira obra, para ele, foi um desafio, mas serviu de inspiração.

“Boa parte dos adolescentes sonham em viver isso e acha que é impossível. Eu e o Christian não nascemos em família rica. Viemos debaixo e lutamos para isso, revela.

Os primeiros da fila na livraria de Campo Grande. (Foto: Elverson Cardozo)
Os primeiros da fila na livraria de Campo Grande. (Foto: Elverson Cardozo)
Shopping ficou lotado de adolescentes. (Foto: Elverson Cardozo)
Shopping ficou lotado de adolescentes. (Foto: Elverson Cardozo)

Para os fãs, os garotos são, de fato, inspiradores. “Eu era super tímida e com eles aprendi a levar a vida mais alegre. Eles incentivam muitas pessoas a fazerem coisas que elas não tem coragem”, garante a estudante Bruna Benitez de Souza, de 18 anos.

“Encoraja mesmo”, confirma Mariana Olívia Teodoro, de 14. Ele afirma que, depois de assistir alguns vídeos de Rafael, conseguiu criar coragem para se declarar ao atual namorado, Antônio Jorge Cardoso Neto, de 17. Este, por sua vez, diz que aprendeu uma lição valiosa, capaz de salvar qualquer relação: “Ele fala que não pode brigar de cabeça quente. Tem que esfriar senão dá merda”.

Serviço – Os livros "Eu Fico Loko” e “Diário de um adolescente apaixonado” custam, cada um, R$ 24,90. Pedidos podem ser feitos no site da livraria Saraiva. Para conferir a agenda da turnê de lançamento, clique aqui.

Nos siga no Google Notícias