ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Comportamento

Dirceu vira personagem de praça, distribuindo licor "Fora Temer" para os amigos

"Todo mundo" quer tirar foto com a bebida artesanal com teor político

Lucas Arruda | 04/11/2017 07:15
Dirceu expõe os licores todo primeiro e segundo domingo de cada mês (Foto: Lucas Arruda)
Dirceu expõe os licores todo primeiro e segundo domingo de cada mês (Foto: Lucas Arruda)

Cansado de gastar uma grana preta e sempre dar os mesmos presentes, no fim do ano passado Dirceu Feó decidiu fazer algo diferente. Ao lado da companheira, passou a produzir o próprio licor em casa e a distribuir garrafinhas para os amigos.

Mas ainda faltava algo original: o rótulo. Primeiro eles colocaram uma foto juntos na frente, com três mensagens de felicitação, escritas: “1 – Fora Temer; 2 – Que seus festejos de final de ano sejam com bastante alegria e esperança; e 3 – Que o ano de 2017 venha com bastante saúde e realizações. Rita e Dirceu”.

Os presentes fizeram tanto sucesso que ele não parou mais de produzir em pequena escala para presentear amigos e parentes, em aniversários e outras comemorações. “Nós sempre pensamos em fazer algo artesanal, é uma coisa mais íntima, bonita e representa melhor você”, acredita Dirceu.

Imagem feita pelo fotógrafo Roberto Higa, também surpreso com a novidade de Dirceu. (Foto: Roberto Higa)
Imagem feita pelo fotógrafo Roberto Higa, também surpreso com a novidade de Dirceu. (Foto: Roberto Higa)

Fazer os licores foi uma diversão só entre os dois, já que as embalagens da bebida são pequenas garrafas de cerveja. “Nós dois acabamos enchendo a cara. Eu gosto de beber, mas essas foram por uma boa causa pelo menos”, recorda com alegria.

A receita utilizada não foi nenhuma em especial. Os dois pegaram da internet mesmo. “Tem centenas de receitas lá e de um mesmo licor tem mais de 30, íamos pegando, fazendo testes até achar uma receita que ficava legal e aí dávamos para os amigos”, enumera. Quando terminaram a primeira leva, já tinham sabores canela, pêssego, anis, laranja e banana.

Depois da virada do ano e de terem decidido continuar, deram uma profissionalizada na brincadeira. Os rótulos, que antes eram impressos em sulfite, agora já usam papel adesivado. Para tampar as garrafas, utilizavam a rolha, que acabava deixando vazar um pouco do líquido. Por isso, passaram a usar tamas de rosquear.

Também foi feita uma arte especial para o rótulo. Embaixo, a fruta que dá sabor ao licor e um meme do presidente Temer, com uma tarja vermelha escrito "FORA". “Não consegui deixar de fora meu viés político, desde a primeira vez que fizemos, agora quis usar a figura”, diz.

Ele está expondo os licores todo primeiro domingo de cada mês na Feira das Artes, que acontece na praça das Águas. Também vai estar na Praça Bolívia, no evento realizada todo segundo domingo do mês no Bairro Santa Fé. Por lá, o rótulo faz mais sucesso que a bebida em si. “Não dá pra negar. O Temer é unanimidade pra todo mundo, não por coisa boa, mas é. De cada quatro pessoas que vem até mim, três querem tirar fotos”, conta.

Para o futuro, ele pretende profissionalizar mais ainda e comercializar as bebidas. “Preciso de autorizações, lugar melhor para a fabricação, bastante coisa. Vou correr atrás de tudo isso, só que mais pra frente”, promete.

Acompanhe o Lado B no Facebook e no Instagram.

Eles conseguiram produzir receitas de 9 sabores de licor
Eles conseguiram produzir receitas de 9 sabores de licor
Nos siga no Google Notícias