ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Comportamento

Em ateliê de chão batido, pernambucana faz de colchas de fuxico a sobrevivência

Anália sustenta 4 filhos e 3 netos, já perdeu gente que amava assassinada, mas continua firme como equilíbrio da família

Willian Leite | 06/06/2018 08:00
Na varanda de casa o trabalho não para, nordestina lutadora Anália recebe quem chega, conversa e da risada, mas não para sua produção. (Foto:Paulo Francis)
Na varanda de casa o trabalho não para, nordestina lutadora Anália recebe quem chega, conversa e da risada, mas não para sua produção. (Foto:Paulo Francis)

Costurando retalhos de pano, aos 67 anos dona Anália Corina da Silva vai montando a colcha de fuxicos, uma forma de aumentar a renda de R$ 780,00. E a sobrevivência não é fácil. A nordestina, de Caruaru (PE), mãe de 13 filhos, avó de 14 netos e 12 bisnetos, é o equilíbrio da família, e apesar das dificuldades, continua também como o sorriso solto dentro da casa simples, metade de alvenaria, metade de madeira e chão batido.

Em uma cadeira de plástico, com uma almofada surrada, no canto de um puxadinho com garrafa de café, agulha, tesoura e linhas, Anália encontra o refrigério para a alma e sossego para amenizar o início de semana quando nem comida há para colocar na panela. Mas não tem tempo ruim. “Na minha casa moram quatro filhos e três netos comigo. Minha filha às vezes me pergunta como tenho forças pra aguentar tantas coisas ruins que passamos todos os dias? Minha resposta é simples: Se Deus quis assim bola pra frente, pois não há tempestades eternas”.

Ao Lado B ela conta sua trajetória. “Trabalho na roça desde os nove anos, lá no Pernambuco o trabalho era braçal mesmo, se não trabalhasse, não tinha dinheiro nem pra comprar um vestido e muito menos para comer”, conta.

Quando chegamos a casa os filhos estavam todos ao redor é assim também na hora do sustento. “Sou analfabeta, mas isso não interfere em minha dignidade, o que mais prezo são meus filhos e netos, independente do que eles são, se eu não estiver ao lado, quem vai estar?”, diz com sorriso no rosto.

O sotaque é marcante. A vinda para Campo Grande há 37 anos não mudou e os dialetos da região de origem, nem a disposição. “Acordo às seis da manhã, jogo água nas plantas, limpo o quintal e me sento aqui no meu cantinho. Um pouco mais tarde almoço, limpo as louças descanso e volto pra cá”. 

Na conversa o jeito alterado de falar, deixa quem não a conhece assustado. Os detalhes no olhar e na fala aguda, demonstram para quem está ouvindo e vendo, a simplicidade da mulher que sofre com a falta de condições mínimas de sobrevivência. “Hoje mesmo, não tenho nada pra comer e nem para oferecer a meus filhos, mas é como Deus quer, um dia tem, outro não e assim a vida segue”.

Em uma das pancadas do destino, Anália perdeu um neto há nove anos o que foi um trauma difícil de superar, um divisor de águas na vida da mulher que já havia passado por maus bocados. A situação fez com ela perdesse no momento à vontade por passear, dançar que é o que gostava de fazer.

No improviso caixas de sapatos se tornaram armário para organizar os materiais de trabalho. (Foto: Paulo Francis)
No improviso caixas de sapatos se tornaram armário para organizar os materiais de trabalho. (Foto: Paulo Francis)

Os restos de panos espalhados pela casa são doados e viram jogo de banheiro, passadeira pra mesa, capa para almofadas e até bonecas. Fazer isso se tornou nos últimos 10 anos a especialidade de Anália. As marcas vão ficando nos dedos furados. “Para montar, no caso da colcha de casal, conto um a um fuxico e alinhavo fileira a fileira, e só depois junto e costuro” afirma Anália orgulhosa por ter encontrado uma saída para viver uma vida “amargosa”, mas bem vivida.

Ela leva de um a três meses para finalizar uma colcha e diz que vende barato, cobra em torno de R$ 120,00. “Mesmo com todo esse trabalho, as pessoas acham alto o valor, mal sabem elas que às vezes não tenho nem o leite para tomar os meus remédios que são fortes”. Pergunto se no caso de conseguir profissionalizar o negócio não seria melhor para ela e a família? Se isso traria mais renda e condições para viver. A resposta foi sucinta “Quero ver o povo pagar e outra, isso aqui além de gostar é uma terapia pra mim e me ajuda a continuar a ter vontade de viver. Acho que se não costurasse já teria morrido”, assegura.

A mãe, vó e amiga só deixa as agulhas de lado quando a luz do dia vai embora e termina o trabalho dizendo que o que acaba com seu dia é não poder socorrer os filhos. “Quando meus filhos ou netos vêm me procurar, pedindo ajuda e eu não tenho condições” diz.

O armário para organizar as coisas de costura são caixas de sapato, três para ser mais exato, em uma um pouco de tiras de retalho, na outra a tesoura e agulhas. E é nesse lugar simples que nascem as obras de arte .

Quem quiser conhecer ou comprar as peças, o ateliê fica na rua Cosmorama, número 7 no bairro Vila Margarida. O telefone para contato no caso de encomendas é o (067- 992336631).

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram.

Confira a galeria de imagens:

  • O lugar simples é o local preferido de Anália. (Foto: Paulo Francis)
  • Mateiras não são de primeira, mas é com tesoura antiga linhas e  agulhas baratas que a mulher desenvolve o ofício.(Foto: Paulo Francis)
  • O espaço pequeno se tornou a mesa de cortes e separação das peças de "fuxico". (Foto: Paulo Francis)
  • Mãos enrugadas e unhas por fazer demonstraram trajetória de muita luta por sobrevivência. (Foto: Paulo Francis)
Nos siga no Google Notícias