ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Comportamento

Em tempos de bandeiras feministas, como viver sendo a bonequinha do papai?

Mariana Lopes | 04/03/2015 06:53
Quero só fazer o que gosto, ser mulher, esposa, amiga, jornalista, escritora, filha, mãe, irmã, sapeca, atrapalhada, desorganizada, engraçada... E por que não a bonequinha do papai? (Foto: Nandah Marcondes)
Quero só fazer o que gosto, ser mulher, esposa, amiga, jornalista, escritora, filha, mãe, irmã, sapeca, atrapalhada, desorganizada, engraçada... E por que não a bonequinha do papai? (Foto: Nandah Marcondes)

Ser mulher sempre foi muito difícil. Antigamente, éramos criadas para sermos mães e donas de casa. Até que um episódio histórico começou a mudar o rumo do nosso lugar no mundo e aos poucos fomos conquistando nosso "lugar ao sol". Não rasgamos apenas sutiãs... Rasgamos o verbo e mostramos que somos capazes de chegar aonde queremos (com nossas próprias pernas e em cima de um salto 15).

Passamos a ter que lidar, então, com o papel de mãe, dona de casa, profissional, esposa... Além de mais uma infinidade de "deveres", como ter o corpo durinho (desafiando a lei da gravidade independente dos anos que passam), ser antenada e bem informada, e ainda conciliar uma vida social saudável. E claro que não podemos esquecer de reservar na agenda o horário da terapia, né?! Porque não sou obrigada a administrar sozinha todas essas conquistas femininas, que nós, mulheres, sabemos o sabor que têm.

Mas nem tudo é tão doce. Apesar de saber de todo o meu potencial e ter plena convicção de que tenho capacidade o suficiente para ir atrás dos meus sonhos, sinto também uma cobrança de ter que ser tudo isso. Às vezes sinto que ao invés de termos conquistado uma liberdade de ir e vir, apenas mudamos a forma de aprisionamento. Pois, em tempos de tantas bandeiras feministas, é quase impossível viver sendo a "bonequinha do papai".

Somos pressionadas, até por nós mesmas, a sermos "super mulheres" o tempo todo. E confesso que isso muitas vezes cansa minha beleza e tira minha paz. Volta e meia, ouço em rodinhas de amigas o assunto inflamar com tanta indignação, porque os homens são intolerantes e querem sempre uma mulher impecável ao lado deles. Será?

Será que a cobrança maior é por parte deles ou será que exigimos muito de nós mesmas? Não nos permitimos ser menos do que um dia nos falaram que somos. Temos sempre que ser o supra sumo da competência. Talvez esse sentimento venha por medo de por abaixo tudo o que conquistamos dia a dia.

Outra coisa que me incomoda muito é o fato de termos que ser fortes o tempo todo. Vivemos uma geração que tem a música Pagú como um verdadeiro hino. "Nem toda brasileira é bunda e o meu peito não é de silicone... Eu sou mais macho que muito homem". (Oi?)

Tenho a impressão de que passamos a viver uma eterna competição com o sexo oposto (que fadiga!). E qual é o prêmio para quem ganha??? (cri cri cri)

E antes que as feministas de plantão me massacrem, quero deixar claro que acho importantíssimas todas essas conquistas e acredito que as mulheres precisam lutar por seus direitos. Não somos menos do que os homens e não devemos deixar que nos tratem com inferioridade. Mas também não acho que somos mais. Acredito que somos simplesmente diferentes e que no mundo há um bom lugar para todos nós.

Precisamos entender que essas diferenças precisam ser harmonizadas na convivência entre homens e mulheres, com respeito aos limites do outro e admiração às potencialidades também. Não consigo enxergar um mundo no qual eu precise enfrentar uma barata ou trocar um pneu sozinha só para provar a sei lá quem que "sou mais macho do que muito homem".

Quero ser livre. Nem 8 nem 80. Quero só fazer o que gosto, ser mulher, esposa, amiga, jornalista, escritora, filha, mãe, irmã, sapeca, atrapalhada, desorganizada, engraçada... E por que não a bonequinha do papai? 

*Mariana Lopes é jornalista e colaboradora do Lado B. 

Nos siga no Google Notícias