ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Comportamento

Em volta da fogueira, povo cigano resgata tradição milenar com rituais

Evento uniu em Campo Grande oração, dança e gastronomia típica dos ciganos

Aletheya Alves | 21/02/2022 07:57
Mulheres ciganas ao lado de fogueira em evento com rituais tradicionais. (Foto: Aletheya Alves)
Mulheres ciganas ao lado de fogueira em evento com rituais tradicionais. (Foto: Aletheya Alves)

Na Vila Planalto, em Campo Grande, a fogueira cigana foi acesa mais uma vez para resgatar tradições com orações, danças e ritos de seu povo. Com trajes típicos, os descendentes e “ciganos de alma” se reuniram para festejar a cultura milenar em noite de lua cheia.

Sem pressa, de pouco em pouco, as pessoas chegaram à casa na Avenida Noroeste. Foi assim que, em meio ao gramado da residência, um círculo começou a se formar em volta dos pedaços de madeira, que ainda iriam se tornar fogueira.

Prá Roma Kaku, ou cigano de alma, Almir Machado Guimarães, de 47 anos, foi o anfitrião na Avenida Noroeste e recepcionou a reportagem no início da noite. “Esse evento é um resgate da cultura cigana para que ela seja inserida dentro da comunidade como uma tradição”, introduz.

Almir foi acolhido e se tornou irmão cigano há mais de 20 anos. Desde então, passou a aprender sobre a cultura e abrir sua casa para celebrar os rituais de seu povo.

Momento em que as danças foram apresentadas para abrir o evento. (Foto: Aletheya Alves)
Momento em que as danças foram apresentadas para abrir o evento. (Foto: Aletheya Alves)

Intencionalmente simples, o evento começou com duas apresentações de dança, sendo a primeira interpretada pela cigana Luna Negra, orientadora espiritual de Almir que coordenou todas as etapas da noite. No local, além dos ciganos, alguns convidados de fora da comunidade também acompanharam os rituais para conhecer parte das tradições.

Com o fim das danças, o momento de acender a fogueira chegou. Por ser o anfitrião, Almir buscou o fogo com que a comida foi feita e, a partir daí, as chamas na madeira surgiram, iniciando o momento de oração.

Círculo de oração à Santa Sara em volta da fogueira. (Foto: Aletheya Alves)
Círculo de oração à Santa Sara em volta da fogueira. (Foto: Aletheya Alves)

Dedicada à Santa Sara, padroeira dos ciganos, a oração foi entoada em volta da fogueira e, ao fim, a última parte ritualística começou. Em fila, cada um dos participantes retirou grãos que estavam reservados em vasilhas e, orientados a fazer um pedido à santa e aos ancestrais, ofereceram os alimentos na fogueira.

Com palmas e saudações, os pedidos se encerraram e abriram o momento de alimentação em que um arroz cigano, preparado com especiarias, frango e vinho foram servidos. Com os momentos narrados finalizados, a dança retornou, completando o círculo da noite.

Participantes oferecem ervas e grãos durante ritual. (Foto: Aletheya Alves)
Participantes oferecem ervas e grãos durante ritual. (Foto: Aletheya Alves)

Tradições renovadas

Dançarina, taróloga e escritora, Luna explicou que alguns eventos do povo cigano são abertos ao público, como a Fogueira de Almir, para que as pessoas passem a se desfazer de preconceitos antigos.

“As pessoas continuam nos vendo como personagens ou simplesmente não nos veem. É essa a importância de trazer as pessoas para perto, vai ajudando a quebrar essas ideias de que os ciganos são intocáveis”, diz.

Cigana Luna Negra com seu traje típico. (Foto: Aletheya Alves)
Cigana Luna Negra com seu traje típico. (Foto: Aletheya Alves)

Nesse sentido, detalhes como o traje cigano e a própria dança são apresentados com o devido respeito aos envolvidos. “Muitos acham que traje típico é fantasia, mas de nenhum povo é. Há um modo correto de se vestir, por exemplo, conforme a idade, cargo que ocupa em seu clã e sua descendência.”

Luna ainda destaca que durante os rituais, o próprio povo cigano consegue se renovar em união, retomando os significados ao lado da fogueira. “A ideia é unir pessoas que são descendentes com pessoas que têm a ciganidade na alma e no coração. Todos temos muito o que aprender e o que ensinar em conjunto.”

Nos siga no Google Notícias