ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Comportamento

Empresária só venceu a obesidade após revelar abuso na infância

Em live, Talita vai falar sobre como tratou um trauma severo – crucial para seu processo de emagrecimento

Lucas Mamédio | 05/04/2021 06:40
Talita hoje com 21 quilos a menos em casa (Foto: Aquivo Pessoal)
Talita hoje com 21 quilos a menos em casa (Foto: Aquivo Pessoal)

Aos 36 anos de idade, Talita Terra, empresária no ramos de corretagem de Campo Grande, não se lembra um dia sequer que não quis emagrecer durante sua vida. Toda sua trajetória pessoal foi marcada por uma luta incessante contra a balança e contra os efeitos psicológicos negativos disso.

Faz pouco mais de seis meses, já com a pandemia existindo, que Talita "descobriu" o motivo de sempre ter sido obesa e fez disso a porta de saída desta situação, já que desde então emagreceu 21 quilos, saindo dos 95 kg para 74 kg.

O motivo veio por meio de terapias alternativas, mais especificamente a constelação familiar. "Eu percebi que  que tinha me levado à obesidade foi um trauma muito forte na infância, o abuso sexual".

Talita com 95 quilos antes de emagrecer (Foto: Arquivo Pessoal)
Talita com 95 quilos antes de emagrecer (Foto: Arquivo Pessoal)

Desde então, a empresária começou a se interessar sobre o assunto e descobriu que inúmeros casos de obesidade estão a associados à traumas na infância, muitos deles ao abuso sexual.

"Tem um estudo que acompanha pacientes após a cirurgia bariátrica que apontou que 80% dos pacientes tinham sido abusados, um número muito alto".

Talita conta que muitas pessoas sentem vergonha de terem passado por situações como essa  de abuso. "Muitas vezes esses abusos acontecem dentro de casa num período em que a sexualidade da criança está se aflorando. Então é um misto de prazer e medo que só depois somos capazes de processar e entender a gravidade".

Talita mesmo sofreu muito em sua infância por conta da obesidade, conta que sempre foi muito reclusa. "Eu era reclusa porque era excluída pelos colegas, isso causa muitos reflexos psicológicos na gente, e carregamos isso pra sempre".

Hoje em dia Talita pratica corrida e ainda pretende perder, ao menos, mais seis quilos, para não apenas por questões estéticas, mas por conta da performance. "Eu to me preparando para a São Silvestre que foi adiada, e para chegar bem lá eu preciso perder mais esse peso.

Talita hoje com 74 kg (Foto: Arquivo Pessoal)
Talita hoje com 74 kg (Foto: Arquivo Pessoal)

Já com o problema devidamente identificado, Talita resolveu falar abertamente sobre o assunto em um live no seu Instagram. "Eu não exponho ninguém, mas acho que é meu dever ajudar outras pessoas".

A empresária conta que só de anunciar a live, que será realizada nesta segunda-feira (5), às 11h30, já recebeu depoimentos de pessoas que passaram pela mesma situação dela. "É uma situação muito velada que precisa ser discutida abertamente para que pessoas se recuperem. Eu mesmo vou focar mais na recuperação do queno trauma, é assim que melhorei e é assim que pretendo ajudar outras pessoas".

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias