ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, QUINTA  10    CAMPO GRANDE 28º

Comportamento

Estudante de Direito vai representar MS no Miss Brasil Nikkey

Após viver um processo de autoaceitação, Mariáh será porta-voz da terceira maior colônia japonesa do País

Por Clayton Neves | 10/07/2025 07:30

Aos 20 anos, a estudante de Direito Mariáh Arakaki está de malas prontas para um momento que será marcante. Neste sábado (12), a modelo e estudante de Direito representará Mato Grosso do Sul no Miss Brasil Nikkey 2025, que acontece em São Paulo. Na competição, a campo-grandense será porta-voz do Estado que abriga a terceira maior colônia japonesa do País.

Muito além da coroa de miss, a jovem carrega na bagagem uma história de autoaceitação e amor à cultura japonesa.

Mariáh conta que o primeiro contato com o universo das misses aconteceu em 2023, quando se inscreveu no concurso incentivada por amigos e familiares. “Na época, eu pensava que não era algo para mim. Sempre imaginei uma miss como uma mulher muito alta e diferente de mim”, lembra.

Estudante de Direito vai representar MS no Miss Brasil Nikkey
De Campo Grande, Mariáh tem 20 anos e é estudante de direito.

Mesmo cheia de dúvidas, ela decidiu tentar. “Fiz a inscrição apenas por teste, sem muitas expectativas”, revela. No entanto, a aposta deu muito certo. Logo na estreia nas passarelas, a jovem foi eleita princesa Nikkey, título que abriu portas para um processo profundo de transformação interna.

“Eu ainda era muito insegura com relação a minha e à minha ascendência. Já tinha ouvido muitos comentários que mexiam comigo e me deixavam para baixo”, revela.

Mas foi no palco, cercada de outras candidatas, que Mariáh começou a se olhar com carinho e fortaleceu à conexão com suas origens. “Ali eu pensei que o que me faz diferente no meio onde vivo é justamente o que eu tenho de mais bonito. Ali aprendi a me amar de verdade e me senti mais confiante”, afirma.

Estudante de Direito vai representar MS no Miss Brasil Nikkey
Em 2023, jovem foi eleita Princesa Nikkey e em 2024 ganhou o título máximo

A decisão de continuar no mundo dos concursos veio naturalmente. Em 2024, ela voltou para a competição e conquistou o título máximo de Miss Nikkey Mato Grosso do Sul. Agora, pronta para a etapa nacional, Mariáh se sente fortalecida. “Hoje eu sei que sou uma representante da minha família e da comunidade nipo-brasileira. Já me sinto uma vencedora só por poder levar essa bandeira”, avalia.

A força que move Mariáh vem da família. Os avós, por parte de pai e mãe, trouxeram na bagagem a disciplina e os valores japoneses. “Eu carrego muito forte o respeito pelos mais velhos, a hierarquia, a força de vontade. Não existe preguiça, existe correr atrás do que é seu. E, claro, os pequenos costumes como tirar o sapato antes de entrar em casa, os rituais à mesa, as comemorações”, conta.

No concurso nacional, em comemoração aos 130 anos de amizade entre Brasil e Japão e aos 117 anos da imigração japonesa no País, Mariáh vai desfilar com traje de gala e furisode, um kimono com mangas longas, tradicionalmente usado por jovens solteiras. “As cores vibrantes e o comprimento das mangas representam juventude e alegria. Eu estou muito animada”, diz.

Estudante de Direito vai representar MS no Miss Brasil Nikkey

Nesta quinta-feira (10) ela embarca para São Paulo, já com todos os trajes prontos. Apesar da ansiedade, Mariáh está confiante. “Eu tenho o coração em paz. O que for para ser, será. Só de estar ali, já estou representando meus pais, meus avós, minha história. Isso já é a maior vitória”, afirma.

Na competição, a campo-grandense poderá repetir o feito da estudante Nathalia Monteiro, de Nova Andradina, que em 2018, trouxe para Mato Grosso do Sul o título inédito de Miss Brasil Nikkey.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias