ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Comportamento

Foto de 1999 conta história de turma do Coophavilla que Rosiane sonha em rever

Fotografia mostra turma unida do Bairro Coophavilla que a vida distanciou, mas publicitária quer promover encontro.

Thailla Torres | 26/04/2019 06:56
Foto de 1999 resgatada pela moradora do Coophavilla. (Foto: Arquivo Pessoal)
Foto de 1999 resgatada pela moradora do Coophavilla. (Foto: Arquivo Pessoal)

Uma foto, 15 rostos, alguns sorrisos e uma bela recordação para quem guarda com carinho a melhor parte da infância. Há anos essa fotografia é guardada pela publicitária Rosiane Lopes Marques Santos. Nela, mais do que uma festinha de aniversário, ela vive a saudade do ano 1999 quando os melhores amigos viviam juntos no Bairro Coophavilla. Hoje, embora haja distância e resistência de alguns por causa de desafetos do passado, ela decidiu publicar a fase que viveu nas redes sociais afim de promover um encontro.

Na imagem acima, a figura central de vermelho é a Rosiane, que junto dos amigos curtia sua primeira festa de aniversário. À época, ela tinha recém feito 12 anos e sentiu naquela tarde uma felicidade que lhe marcou muito.

“Aquela foto foi na minha casa. Eu nunca havia tido um aniversário porque meus pais tinham quatro filhos e diante da necessidade de sustentar a casa e as crianças, era difícil financeiramente dar uma festa para todos”, explica Rosiane, hoje com 31 anos e morando em Coxim, a 253 quilômetros de Campo Grande.

Ela não chegou a postá-la antes por que as principais fotografias antigas ficam na casa da mãe, na Capital. Mas ao encontrar a foto do aniversário, fez questão de publicar no Facebook afim de despertar nos amigos o mesmo sentimento que o dela. “Foi pura nostalgia rever essa foto. Eu estou sempre olhando e atualizando as fotos porque tento muito trazer os amigos antigos para pertinho. Mas essa festa me deu uma emoção muito grande rever por que foi muito especial”.

Foi uma prima que ajudou Rosiane e os pais realizarem a festa de aniversário. “Pela primeira vez eu coloquei um vestido alugado, vi a sala repleta de balões e na mesa tinham muitas balas de coco enroladas no papel de seda colorido. Além de bolo, brigadeiro e beijinho que, distribuídos na mesa, formavam o meu nome. Um momento inesquecível”, descreve.

A saudade que ela tem desta foto está na liberdade vivida no Bairro Coophavilla. “Éramos a melhor turma do bairro, sem dúvidas. Naquele tempo vivíamos pelas ruas brincando, jogando e se divertindo sem medo. O Coophavilla era o melhor bairro da cidade, embora distante, a comunidade era ainda mais unidade e tínhamos uma paz muito boa”.

Ao publicar nas redes, parte dos amigos comentaram sobre a foto lembrando também personagens que ficaram marcados no bairro. “Lembramos do João do banquinho que amava levar seu banco para ficar conversando com a vizinhança. O Sula que contava suas histórias da guerra para as crianças, o seu Arlindo que era dono de bar e não deixava ninguém levar embora um doce caso faltasse R$ 0,15 (quinze centavos). Nossa... tantas histórias que é impossível não sentir saudade”.

Mesmo que hoje as pessoas que aparecem na foto não sejam todas da sua convivência, Rosiane decidiu compartilhar por um sonho. “Ainda quero promover um encontro com todos. Independe do que houve no passado, das escolhas e das distâncias. A vida passa tão rápido que não vale a pena a gente abrir mão de uma passado simples, gostoso e divertido como foi a nossa década de 90 no Coophavilla”.

E você? Alguma fotografia da década de 70, 80 ou 90 conta a história do seu bairro? Compartilhe com o Lado B essa lembrança. Basta enviar sua foto e trechinho da história no Facebook, Instagram ou e-mail: ladob@news.com.br

Nos siga no Google Notícias