ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Comportamento

Gentileza ficou registrada em placa de estacionamento onde MIguel trabalhava

Insubstituível, seo Miguel recebeu homenagem em uma placa na Instituição com os dizeres "gentileza gera gentileza"

Thaís Pimenta | 17/02/2018 08:39
A placa está lá, no estacionamento em que Miguel tratava a todos com uma simpatia única. (Foto: Saul Schramm)
A placa está lá, no estacionamento em que Miguel tratava a todos com uma simpatia única. (Foto: Saul Schramm)

Nos três anos que Miguel Genaro Montani trabalhou como funcionário terceirizado cuidando do estacionamento de uma instituição financeira da Capital ele ficou conhecido pela gentileza. O trabalho ali foi tão especial que, ao falecer, no dia 28 de dezembro de 2016, a dedicação ganhou reconhecimento em uma placa de homenagem a singularidade de Miguel como ser humano.

As histórias de quem tinha o privilégio de encontrar com ele no estacionamento do Sicredi, quase que diariamente, são cômicas e repletas de gratidão. Gabriela Borsari lembra que sempre que chegava ao local, ele estava ouvindo em seu radinho o cantor Amado Batista ou polca paraguaia. “Sempre com um sorriso no rosto. Ficou marcado pra mim por causa da música e da simpatia dele”, diz.

Seo Miguel, sempre sorridente. (foto: Divulgação)
Seo Miguel, sempre sorridente. (foto: Divulgação)

O presidente da sede, Celso Regis, conta que Miguel acompanhou a equipe desde quando estavam na rua 13 de Maio. “Aquela sede lá era complicada porque ficava bem na esquina com o Tribunal do Trabalho. Eles não tinham estacionamento próprio e algumas pessoas quando chegavam atrasadas, de juízes a advogados, colocavam o carro nas nossas vagas e nós começamos a ter problemas”, diz. Decidiram contratar uma empresa para ajudar nessa organização e a única exigência foi “uma pessoa paciente”.

Para a surpresa da equipe, quem veio trabalhar com eles foi o queridíssimo Miguel. Celso lembra da primeira vez que o viu. “Eu cheguei com meu carro pra parar no nosso estacionamento e ele veio me abordar, com toda a simpatia do mundo, dizendo que eu não poderia ficar ali. De cara vi que estava a frente de uma pessoa diferente. Me apresentei depois a ele, claro”.

Miguel conseguia dominar os nervos aflorados de todos. E não era preciso muito: só um sorriso, um bom dia e um papo sincero, com a preocupação em saber realmente se o outro estava bem. “A pessoa chegava meio brava aqui e você pode ter certeza que era descer do carro, falar com o Miguel, ao subir a rampa a pessoa já vinha diferente".

Inauguração da placa que está até hoje na sede da Instituição Financeira. (Foto: Divulgação)
Inauguração da placa que está até hoje na sede da Instituição Financeira. (Foto: Divulgação)

Quando a sede mudou para a Afonso Pena, Miguel foi junto. Em dezembro de 2016, pediu licença para operar de uma hérnia. A cirurgia deu certo e ele até chegou a ir na agência avisar os colegas que voltaria logo. "No dia que era pra ele voltar a trabalhar, sofreu um infarto fulminante e faleceu". 

A falta que Miguel fez foi tanta que a ideia da placa veio de forma natural. A cerimônia contou com a presença dos filhos do funcionário, Jessica Aparecida Greffe Montania, 27, e Igor Flavio Graffe Montania, de 31 anos, que se emocionaram em todos os momentos do dia 9 de março de 2017. 

"Saber quão querido ele foi nos emocionou. Ele era uma pessoa ainda melhor dentro de casa e felizmente tive o privilégio de ser filha dele. A gente sempre via o lado do bem por causa do nosso pai. Ele dizia, em uma situação ruim, que não éramos nós quem devíamos julgar os outros, tínhamos que deixar a vida fluir. Ser gentil com o próximo e dar o máximo de si foram os ensinamentos que ficaram", diz a filha, Jessica.

Para o colega que hoje está no lugar de Miguel, Anderson Clajton dos Santos, ele foi uma pessoa única e insubstituível. "Sinto uma responsabilidade enorme de estar aqui, de ser tão bom quanto ele foi para os outros".

Na placa, a frase que define a vida toda do cuidador, militar da reserva da Marinha Brasileira, e pai de família: "Gentileza gera Gentileza", do incônico profeta Gentileza.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram.

Nos siga no Google Notícias