ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Comportamento

Kauê comemora aposentadoria depois de cinco anos como "cão herói" dos Bombeiros

O golden retriever ganhou cerimônia de aposentaria depois de trabalho com crianças com deficiência nas escolas municipais

Thaís Pimenta | 28/01/2018 08:26
Foi com essa carinha de alegria que Kauê atendeu todas as crianças durante seu tempo como voluntário no projeto do Corpo de Bombeiros. (Foto: Marcos Ermínio)
Foi com essa carinha de alegria que Kauê atendeu todas as crianças durante seu tempo como voluntário no projeto do Corpo de Bombeiros. (Foto: Marcos Ermínio)

O golden retriever Kauê, segundo animal voluntário do Projeto Social Cão Herói, Cão Amigo do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul (CBM-MS), se aposentou ontem (27), aos 14 anos, depois de cinco anos de serviços ao lado de crianças com necessidades especiais em escolas municipais de Campo Grande, hospitais e creches.

Com seus mais de 15kg, Kauê é um animal extremamente dócil. Até ontem, ele dividia seu tempo entre o trabalho com o Corpo de Bombeiros e também era atendente da clínica veterinária Totó Company, onde mora. Agora dedica-se apenas a bem recepcionar os clientes, humanos e animais, que chegam no espaço. 

Nesses quatro anos de serviço, o carinhoso Kauê provou o quanto é importante o contato constante entre crianças e animais. Seu dono, o médico veterinário Antônio Abreu disse que todos os outros nove cães herois representam e seguem com o trabalho exercido pelo seu companheiro. "Vi o resgate de pessoas feito por eles, a alegria, o desenvolvimento cognitivo, intelectual e social de cada criança que lhe abraçou. Todos fazem um trabalho inestimável, tanto os cachorros quanto os bombeiros desse projeto", comenta.

Cerimônia de aposentadoria contou com a presença dos outros colegas de Kauê, teve entrega de menção honrosa e até café da manhã. (Foto: Marcos Ermínio)
Cerimônia de aposentadoria contou com a presença dos outros colegas de Kauê, teve entrega de menção honrosa e até café da manhã. (Foto: Marcos Ermínio)

A aposentadoria foi devidamente comemorada em uma cerimônia na clínica, com direito a presença de alguns dos "aumigos" de quatro patas. Antônio recebeu uma menção honrosa do CBM-MS, Kauê foi aplaudido por todos os presentes em uma festa que contou até com café da manhã. 

Na homenagem, o coordenador e criador do projeto, capitão Fábio, entregou uma placa em homenagem ao cachorro e disse que esse é "um momento de passagem". "O projeto está oficializado na instituição, é um trabalho muito sério, que nasceu a partir de um sonhou meu. Kauê é pai de Airon, meu cachorro, que foi com quem comecei os trabalhos de treinamento pra resgate. Mas logo no princípio eu notei que ele não tinha perfil pra isso e sim pra auxiliar com a terapia", explica Fábio.

Um fato recente emocionou Fábio. Kauê e o filho Airon estavam visitando um paciente em estado vegetativo no hospital São Julião. A emoção tomou conta do quarto em que estava a criança. "A mãe nos disse que ele raramente mexia apenas os olhos. Quando os cães chegaram, ele piscou e lacrimejou uma lágrima, foi muito especial".

Pra quem acha que o papo é brincadeira, a rotina de trabalho desses animais é puxada. Ao menos uma vez por semana eles visitam a escola Múcio Teixeira para dar assistência a crianças autistas ou com algum tipo de deficiência neurológica. O tratamento tem o objetivo de ajudar a aprimorar, de forma diferente e divertida, o desenvolvimento social dos pacientes.

"Os cães que participam do tratamento precisam ser dóceis e tranquilos. Ter a saúde perfeita, não se estressar fora de casa, em grupos, e principalmente manter a calma quando as crianças puxam o rabo, a orelha, porque é normal", comenta um dos responsáveis pelo projeto, o cabo Thiago.

Kauê recebeu muitos abraços e beijos de quem estava na cerimônia de sua aposentadoria. (Foto: Marcos Ermínio)
Kauê recebeu muitos abraços e beijos de quem estava na cerimônia de sua aposentadoria. (Foto: Marcos Ermínio)

O Cão Heroi, Cão Amigo agora firma uma parceria com a instituição do Cotolengo, que assiste a crianças com paralisia cerebral. "Esses nove cães devem visitar ao menos uma vez por semana o local, isso sem contar os eventos esporádicos", comenta Fábio.

Qualquer animal com o perfil dócil pode ser um voluntário do projeto, mas vale dizer as vagas para inscrição estão acabando. O animal é selecionado, recebe treinamento para comandos básicos pelo adestrador e bombeiro Luís, além de assistência médica. "É firmado um compromisso com o dono do animal e o CBM-MS. Hoje mesmo selecionei mais dois animais para substituição do nosso querido  Kauê", diz Luís.

Quem tiver interesse em inscrever seu bichinho é preciso mandar um WhatsApp para Luís pelo número (67) 992865510 ou visitar o Quartel no Parque dos Poderes de Campo Grande. 

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram.

 

Nos siga no Google Notícias