ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Comportamento

Mande um feliz aniversário, mas nunca chame Ciro de Oliveira de senhor

Lenilde Ramos | 02/11/2014 07:45
Ciro, voz da rádio e da cultura sul-mato-grossense. (Foto: Reprodução Facebook)
Ciro, voz da rádio e da cultura sul-mato-grossense. (Foto: Reprodução Facebook)

Ciro de Oliveira Oliveira, campo-grandense da gema, nasceu no final da Treze de Maio, em frente ao “Vai ou Racha”, lendário bar do Cascudo, antigo nome do bairro São Francisco.

Antes de ir para a escola, já dominava a vitrola de casa e na adolescência demonstrava conhecimento musical, de Délio e Delinha a Pixinguinha, Dilermando Reis, clássicos paraguaios, tango, bolero, samba, marchinhas e orquestras.

Começou como "sonoplasta" na Rádio Educação Rural em 1968, pelas mãos de Ailton Guerra. Eu o conheci em 1970.

Trabalhou com Sabino Presa, Durvalino, Juca Ganso e João Bosco de Medeiros. Promovido a discotecário, em uma semana organizou todos os discos da rádio, memorizando suas localizações. Depois veio a programação musical, que se completou com a criação de roteiros e projetos de novos programas.

Em 1974 Ciro de Oliveira foi para a Difusora, levando com ele Éder Mosciaro, radialista e músico. Ali foi colega de Antônio Mário, que tocava no conjunto do Rádio Clube e de Wilson Minossi, moço de fina estampa que apresentava o Jornal da TV Morena.

Muito antes das FM, ele produzia o “Difusora Faixa Musical”, tocando Milton Nascimento, Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Chico Buarque e Elis Regina. Envolveu-se com o jornalismo do rádio, colhendo preciosas notícias do interior, numa época em que era verdadeira batalha fazer interurbano. Assim chegou à TV Morena, onde cumpriu com maestria 25 anos de trabalho.

A dedicação à música e ao jornalismo aproximou-o dos festivais, proporcionando-lhe estreita convivência com o movimento cultural do MS. Às vezes gastava o salário quase inteiro investindo em um acervo que começou com discos de 78 rotações e LPs.

Hoje seu acervo passa de 6 mil exemplares. Quando vi sua alcova musical, me escapou um “uau... estou na caverna do tesouro!”.

As gravadoras também lhe presentearam com réplicas de discos raros, que ele mantém, pesquisa e utiliza no programa que não poderia ter outro nome:"Encontro de Gerações", no ar desde 1995, aos domingos de manhã na 104, onde também mantém um programa, de segunda a sexta, das 20 às 23h. Ciro é incansável e até hoje divide o rádio com a televisão.

Atualmente integra a equipe de Jornalismo da TV MS. Energia não lhe falta, nem humor. Mas, quer vê-lo rodar a baiana? É só chamá-lo de "senhor" !

Nos siga no Google Notícias