ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Comportamento

Meu irmão tem leucemia, minha mãe venceu câncer e meu pai morreu da mesma doença

Thailla Torres | 17/04/2017 06:05
Janaine quando bebê, no colo do pai. (Foto: Arquivo Pessoal)
Janaine quando bebê, no colo do pai. (Foto: Arquivo Pessoal)

A advogada Janaine Vieira tem só 23 anos, mas desde a infância aprendeu a vencer desafios ao lado da família. A mãe enfrentou um câncer, o irmão ainda está em tratamento por conta da leucemia e o pai se despediu após anos de luta contra a mesma doença. O mal que atingiu as pessoas que Janaine mais ama na vida, trouxe outra perspectiva de mundo. E com muita coragem ela resolveu fazer da tristeza o impulso para ajudar quem precisa. A transformação, ela compartilha aqui no Voz da Experiência.

Janaine e a mãe, dona Cacilda Guilherme. (Foto: Arquivo Pessoal)
Janaine e a mãe, dona Cacilda Guilherme. (Foto: Arquivo Pessoal)

Lembro que tinha 11 anos quando meu pai teve o primeiro câncer. Eu já tinha noção do que era e sofri muito, mas ele melhorou rápido. Aos 15 anos, decidi assistir ao filme "Prova de Amor" que conta a história de uma menina com leucemia. Fiquei muito comovida com a cena e no outro dia decidi ir até a AACC (Associação dos Amigos das Crianças com Câncer) para ajudar de alguma maneira.

Como era menor de idade, não podia ser voluntária e só fazia visitas esporádicas. Aos 18 anos, decidi fazer o curso de Direito e me dedicar ao voluntariado da AACC e também no setor de oncologia do Hospital Regional.

Na primeira visita, conheci uma criança que tinha recém amputado a perna e nada me marcou tanto. Era a Victoria, abracei ela na cadeira de rodas quando ainda estava com o curativo. Perguntei como foi arrancar a perninha e ela disse que não estava triste e me respondeu: “Tia, tirei minha perninha para viver”. Aquilo foi um impacto muito forte.

O câncer é uma doença que esteve e continua presente na minha família.  Depois de 11 anos, meu pai teve câncer novamente. Quando veio o diagnóstico, aquilo mexeu profundamente comigo. No entanto, minha mãe também enfrentou a doença. Ela já tinha operado, feito radioterapia, mas a pessoa só é considerada curada após 5 anos do tratamento. 

Mas quando soube da doença do meu pai, eu já sabia que ele ia falecer. No hospital, estava bastante  debilitado e eu resolvi conversar com ele, ter um momento especial, porque meu pai estava muito preocupado com a família e com o nosso futuro.

Falei que ele poderia morrer tranquilo. Prometi que iria me formar e ia dar tudo certo. Que se fosse para ele viver, seria nossa maior alegria, mas que ele poderia acalmar o coração naquele momento. Isso foi muito importante.

Quando o meu pai se despediu, passei a ver a morte com tranquilidade. Não posso negar que a morte dele me fez sofrer muito, mas dei muito mais importância a essas horas em que eu e ele refletimos muito sobre a doença.

Desde que ele faleceu, me tornei uma voluntária diferente. Além de ter ganhado maturidade, comecei a me envolver ainda mais com as crianças e isso foi muito forte.

Na companhia do pai. (Foto: Arquivo Pessoal)
Na companhia do pai. (Foto: Arquivo Pessoal)

Mas a verdade é que eu estava tentando fazer com as crianças o que eu não tive tempo de fazer com o meu pai. Passei a querer coisas novas e descobri que um simples abraço é capaz de se transformar em coragem e força quando mais se precisa. 

E foram esses aspectos que me fizeram uma voluntária melhor e me ajudaram a superar a morte do meu pai. Basicamente, transformei a dor em trabalho.

O câncer é uma doença muito dolorosa. Eu vi o sofrimento da minha família e passei a entender a dificuldade para todas as crianças. Imagina como é perder o cabelo, emagrecer e fazer uma criança entender que ela vai precisar de uma agulha no bracinho dela durante muito tempo. Tudo isso me fez enxergar o quanto elas precisam principalmente de um apoio psicológico. 

Consequentemente, mudei minha vida ao lado da minha mãe. Passamos a ter uma alimentação saudável, porque confio que o que a gente come, é o nosso remédio. Com tanto caso de câncer na família, é impossível não ficar amedrontado com a vida que se leva. 

No começo de fevereiro, meu irmão teve uma forde dor de cabeça e febre. Ele foi para o posto de saúde e diagnosticado com leucemia. Apesar do psicológico forte, ele vem enfrentando um momento difícil. Aos 38 anos, está magro, fraco e em um estágio delicado da doença. Mas tenho certeza que ele também sairá dessa.

Mudei muito a minha visão de tudo na vida, as vezes reclamamos de coisas tão ridículas, sem se dar conta do que é dor de verdade.

Acho que todo mundo pode passar por situações difíceis, mas ainda sim, temos que agradecer quando se tem saúde e energia para seguir em frente. A gente pode cuidar da saúde, alimentação e praticar um exercício. Mas quem está doente não tem essa oportunidade. Isso tudo me fez querer aproveitar a vida e cuidá-la". 

Curta o Lado B no Facebook.

Nos siga no Google Notícias