ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Comportamento

Morre veterano da 2ª Guerra, que conseguiu receber homenagem em vida

Depois do Lado B contar sua história, veterano recebeu homenagem especial no dia do seu aniversário, em 2020

Thailla Torres | 06/04/2021 08:39
Antonio Firmiano, em julho de 2020, quando o Lado B esteve em sua residência. (Foto: Silas Lima)
Antonio Firmiano, em julho de 2020, quando o Lado B esteve em sua residência. (Foto: Silas Lima)

Veterano da Segunda Guerra Mundial, Antonio Fermiano faleceu na manhã desta terça-feira (6), em Campo Grande. Aos 98 anos, ele teve falência múltipla dos órgãos. Segundo a família, ele foi internado no último sábado no Hospital da Unimed, após um mal-estar.

Em julho do ano passado o Lado B deu voz a experiência e memórias de vida do veterano , que morava no Bairro Residencial Sírio Libanês, região norte de Campo Grande.

Em 26 de outubro, no dia do seu aniversário, a equipe voltou a sua residência para mais um momento histórico em sua trajetória: a entrega de uma Medalha de Campanha que ele perdeu ao longo do tempo e sonhava tê-la de volta.

A homenagem foi um presente emocionante para o veterano que conseguiu receber uma homenagem digna ainda vida, ao lado de colegas integrantes do Exército.

Em reportagem, Antonio havia mostrado o Diploma da Medalha de Campanha por ter ido à guerra pela FEB (Força Expedicionária Brasileira) que ele guardava dentro de casa com todo carinho. Mas lamentou ter perdido a medalha ao longo do tempo.

Antonio integrou a FEB (Força Expedicionária Brasileira), uma força militar aeroterrestre constituída por mais de 25 mil homens, que durante a guerra foi responsável pela participação do Brasil ao lado dos Aliados na Campanha da Itália, em suas últimas fases.

Natural de Botucatu, interior de São Paulo, veio obrigatoriamente para Campo Grande servir no começo de 1944, já com o governo brasileiro vislumbrando o envio de tropas à Europa. Depois de breve treinamento, pegou o trem até o Rio de Janeiro, onde embarcou em navio norte-americano rumo à Itália, em setembro de 1945.

Veja a reportagem completa sobre a história de Antonio clicando aqui.

A família não divulgou informações sobre velório e sepultamento.

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias