ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Comportamento

Veterano da 2ª Guerra se emociona ao ganhar medalha perdida

Hoje é aniversário de Antonio, que completa 98 anos de vida. Ele é veterano da 2ª Guerra Mundial que vive em Campo Grande

Thailla Torres e Lucas Mamédio | 26/10/2020 11:23
Antonio ao lado de integrantes do Exército que prestaram homenagem nesta segunda-feira. (Foto: Silas Lima)
Antonio ao lado de integrantes do Exército que prestaram homenagem nesta segunda-feira. (Foto: Silas Lima)

Em julho deste ano o Lado B deu voz a experiência e memórias de vida do veterano da 2ª Guerra Mundial Antonio Fermiano, que vive no Bairro Residencial Sírio Libanês, região norte de Campo Grande. Hoje (26), a equipe voltou a sua residência para mais um momento histórico em sua trajetória: a entrega de uma Medalha de Campanha que ele perdeu ao longo do tempo e sonhava tê-la de volta.

A homenagem também foi um presente de aniversário a Antonio que completa hoje 98 anos de vida. Numa cerimônia rápida, o veterano ouviu a banda tocar e as palavras de integrantes do Exército, em seguida, foi condecorado com uma nova medalha.

O item dado a Antonio é original, afirma Wellington Corlet dos Santos, que é vice-presidente Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira de Mato Grosso do Sul (ANVFEB – MS). A medalha foi comprada e restaurada para ser entregue ao homenageado.

Na reportagem anterior, Antonio mostrou o Diploma da Medalha de Campanha por ter ido à guerra pela FEB (Força Expedicionária Brasileira) que ainda guarda dentro de casa. Mas a medalha mesmo ele lamentou por ter perdido ao longo do tempo.

Fiquei muito feliz. Nunca fui tão bem tratado, nem quando voltei da guerra fui recebido assim. Fiquei ainda mais feliz de ter recebido a medalha no dia do meu aniversário”, declarou Antonio na presença de amigos, familiares e integrantes do Exército.

Antonio contou sua história ao Lado B em junho. (Foto: Silas Lima)
Antonio contou sua história ao Lado B em junho. (Foto: Silas Lima)

Histórico – Antonio Fermiano é veterano da 2ª Guerra Mundial. Integrou a FEB (Força Expedicionária Brasileira), uma força militar aeroterrestre constituída por mais de 25 mil homens, que durante a guerra foi responsável pela participação do Brasil ao lado dos Aliados na Campanha da Itália, em suas últimas fases.

Natural de Botucatu, interior de São Paulo, veio obrigatoriamente para Campo Grande servir no começo de 1944, já com o governo brasileiro vislumbrando o envio de tropas à Europa. Depois de breve treinamento, pegou o trem até o Rio de Janeiro, onde embarcou em navio norte-americano rumo à Itália, em setembro de 1945.

A primeira experiência de batalha de Antonio em solo italiano, foi em Monte Castelo, na conhecida Tomada de Monte Castelo, em 21 de fevereiro de 1945, primeiro grande feito das tropas brasileiras em solo europeu, ocorrida depois de três meses de batalha.

Para saber a história incrível do seu Antonio, clique aqui e confira a reportagem completa.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias