ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Comportamento

Na UFMS, qualquer aluno vai poder estudar "Gênero e Diferenças" em 2020

A disciplina quer discutir de forma mais qualificada as questões de hoje em relação às mulheres negras e pessoas trans

Alana Portela | 10/12/2019 14:03
Apresentação das pesquisas do Impróprias aos acadêmicos recém chegados ao Bacharelado em Ciências Sociais da UFMS.(Foto: Arquivo pessoal)
Apresentação das pesquisas do Impróprias aos acadêmicos recém chegados ao Bacharelado em Ciências Sociais da UFMS.(Foto: Arquivo pessoal)

A diversidade é pauta aqui desde que o Lado B começou a trilhar o caminho do jornalismo de comportamento em Campo Grande e tem encontrado grandes parceiros ao longo da jornada. Em especial o Grupo Imprópria, que já foi assunto por aqui diversas vezes. Existente há cinco anos dentro da UFMS é ele o responsável por ofertar, em 2020, a disciplina "Gênero e Diferenças", aberta a todos os acadêmicos da instituição.

Parte do projeto pedagógico do bacharelado de Ciências Sociais, o coordenador do grupo e doutor em Ciências Sociais, Tiago Duque, explica que a experiência de ter alunos de diferentes cursos tem sido muito boa. "É 100% presencial para 40, até 50 alunos. É uma disciplina interna, como outras que a Universidade já tem e que colaboram na formação do aluno", diz. 

A disciplina quer discutir de forma mais qualificada as questões de hoje em relação às mulheres negras, pessoas trans, entre outras que não estão tendo política públicas voltadas para si. A primeira aula, em 2020, será para reconhecer o público matriculado, apresentar o professor e a disciplinas, os autores e métodos de avaliação.

Na segunda aula entra o assunto “Gênero”, dentro de uma abordagem variada onde os grupos de pesquisas se organizam em termos teóricos e metodológicos. "É um conceito que ajuda a pensar nas diferenças, não é uma abordagem que olha como sinônimo de mulher ou homem, a diferença não vai ter tratado como algo depreciativo", explica Tiago. A ementa ainda inclui convidados falando de suas vivências como lideranças do movimento social e pesquisadores. "A disciplina vai ajudar a errar menos, mesmo não tendo uma dimensão prática, certamente vai impactar para fora do muro da universidade", acredita o coordenador. 

As aulas começam no final de fevereiro, todas as sextas à tarde.  A disciplina tem textos obrigatórios e mais os optativos para quem quiser se aprofundar no debate. O trabalho final é construído ao longo do semestre, a avaliação é processual. Os interessados em se matricular devem procurar informações na secretaria acadêmica do seu curso ou na coordenação. Outras informações podem ser adquiridas pelo e-mail do professor responsável: tiago.duque@ufms.br.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram

Nos siga no Google Notícias