ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 26º

Comportamento

Natal também está na placa das ruas e na vivência de moradores

Ruas Natal, Natalina, 25 de Dezembro e Belém relembram uma das datas mais populares do calendário

Por Clayton Neves | 25/12/2025 07:26
Natal também está na placa das ruas e na vivência de moradores

Em Campo Grande, o Natal não está só no calendário ou nos enfeites espalhados pela cidade. A referência à data também aparece em nomes de ruas e na rotina de quem mora nelas. Na Vila Ieda, a pequena Rua Natalina ocupa apenas duas quadras, mas chama atenção pelo nome, especialmente nessa época do ano.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Em Campo Grande, ruas com nomes natalinos carregam histórias e memórias dos moradores. Na Vila Ieda, a Rua Natalina se destaca, enquanto no Jardim Imá, as ruas Natal e Belém seguem paralelas, testemunhando décadas de desenvolvimento local.Moradores antigos, como Saulo César e Ana Carla da Rua Natal, e Janete Larson da Rua Belém, compartilham lembranças da transformação do bairro, desde quando era apenas terra batida até a chegada do asfalto. A tranquilidade e os laços comunitários são características marcantes dessas vias, que frequentemente inspiram brincadeiras e comentários relacionados à data festiva.

Já no Jardim Imá, as ruas Natal e Belém seguem paralelas e carregam histórias de décadas, progresso e encontros familiares. Na região central, a Rua 25 de Dezembro, que abriga comércios em sua maior parte, também relembra a uma das datas mais populares do nosso calendário.

Morador da Rua Natal, no Jardim Imá, Saulo César, de 39 anos, conhece cada pedaço da região. Ele vive no bairro desde os dois anos de idade e lembra da época que a rua era só barro. “Eu jogava bola aqui na Rua Natal. Tinha uma nascente no meio da rua e era um ‘brejão’. Depois tubularam tudo e veio o asfalto. Eu tinha uns 14 anos quando asfaltou”, relata.

Natal também está na placa das ruas e na vivência de moradores
Rua 25 de Dezembro, na região do Centro, é uma via com vários comércios. (Foto: Juliano Almeida)

Hoje, Saulo mora sozinho e descreve a rotina como tranquila. “Aqui é muito sossegado. Você pode ficar até meia-noite, uma hora da manhã na conveniência que ninguém mexe com você”, afirma.

E quando o assunto é o nome da rua, o trocadilho é inevitável. “Principalmente em dezembro, sempre tem alguém fazendo alguma brincadeira. E pra quem mora aqui, acho que dia 25 acaba sendo mais especial”, detalha.

Na mesma Rua Natal, a auxiliar de limpeza Ana Carla, de 45 anos, carrega uma história que se mistura com a própria origem da via. “Moro aqui desde que nasci. Meu pai construiu essa casa quando minha mãe estava grávida”, conta.

Natal também está na placa das ruas e na vivência de moradores
Rua Ntal, no Jardim Imá, é pequena e tem apenas duas quadras. (Foto: Juliano Almeida)
Natal também está na placa das ruas e na vivência de moradores
Ana Carla, de 45 anos, mora na Rua Natal desde que nasceu. (Foto: Juliano Almeida)

Hoje, ela vive com a filha e duas netas. Na Rua curta, com apenas duas quadras, praticamente não há moradores novos e a tranquilidade reina durante todo o ano. “Aqui são todos antigos e todo mundo se conhece. É uma tranquilidade viver aqui”, explica.

Segundo ela, o nome da rua rende comentários frequentes, principalmente com motoristas de aplicativo. “Quando a gente pede Uber eles perguntam, mas a gente explica que é Natal porque a região tem ruas com nomes de cidades”, destaca. Mesmo assim, as brincadeiras continuam. “Falam de Papai Noel, de rena, todo mundo brinca”, acrescenta.

Para Ana Carla, o significado da data vai além da comemoração. “A gente tem que celebrar o nascimento de Jesus. Tem gente que comemora com bebida, muita comida, mas eu acho que tem que dobrar o joelho e agradecer. Aqui em casa eu faço uma ceia pequena à noite e o que sobra a gente almoça no outro dia”, finaliza.

Natal também está na placa das ruas e na vivência de moradores
Rua Belém é conhecida entre os moradores pela tranquilidade. (Foto: Juliano Almeida)
Natal também está na placa das ruas e na vivência de moradores
Janete é moradora da Rua Belém, onde vive e criou os filhos. (Foto: Juliano Almeida)

Paralela à Rua Natal, a Rua Belém guarda memórias que atravessam gerações. Janete Larson, de 61 anos, mora no bairro desde 1978. “Quando viemos pra cá, não tinha nada. Não tinha asfalto, não tinha vizinho. Era tudo mato”, comenta.

Ela viu o bairro crescer aos poucos. “Foi chegando um vizinho, depois outro, loteando, fazendo casas, colégio”, recorda.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.