A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 19 de Setembro de 2018

04/10/2017 12:13

No dia de São Francisco, igreja recebe cachorro, passarinho e gato para benção

Na igreja no bairro que tem o nome do santo recebeu passarinhos, cães e gatos nesta quarta-feira

Bruna Kaspary
Bruck recebe benção em dia de São Francisco, padroeiro dos animais (Foto: Bruna Kaspary)Bruck recebe benção em dia de São Francisco, padroeiro dos animais (Foto: Bruna Kaspary)

O  dia é de lembrar do homem conhecido pela humildade e preocupação com o meio ambiente. Por isso, a igreja que leva o nome de São Francisco de Assis amanheceu distribuindo bênçãos aos animais em Campo Grande. A forma de homenagear o santo é tradição nas igrejas franciscanas. "As bençãos acontecem no pátio, na secretaria, na igreja, onde os animais estiverem", diz o frei André Luiz Nascimento dos Santos.

Na oração feita pelo frei, durante a bênção, o principal pedido é a proteção contra as doenças que podem atingir os animais. O representante comercial José Roberto Santos é um dos fiéis que aparece sempre com a cadelinha Lili, de 8 anos. "É uma segurança, uma tranquilidade, um rito que faz bem para eles", afirma. 

Lili recebe bênçãos no dia de São Francisco desde pequena (Foto: Bruna Kaspary)Lili recebe bênçãos no dia de São Francisco desde pequena (Foto: Bruna Kaspary)
Dona Thereza levou cachorrinho Nenê e a calopsita Pita para receberem bênçãos (Foto: Bruna Kaspary)Dona Thereza levou cachorrinho Nenê e a calopsita Pita para receberem bênçãos (Foto: Bruna Kaspary)

Dona Thereza Borges, de 69 anos, levou o cachorrinho Nenê, de 11, e a calopsita Pita. "Ele eu trago desde de que era pequenininho, ele tinha vários probleminhas de saúde e eu colocava ele no pé do santo até que ele ficou bem, nem parece que tem 11 anos". Ela ainda completa que, mesmo com a idade, o pinscher ainda pula e brinca.

Bruck foi à igreja pela primeira vez este ano. O border collie tem um ano e não parava de brincar durante a benção. Mas a dona, Laizza Andressa, fez questão de que ele recebesse a bênção. "Eu fico mais tranquila, porque tem tanta doença e ele fica muito gripado, vejo ele com o nariz escorrendo direto. Então, assim é uma proteção extra".

O Santo – São Francisco nasceu em Assis, na Itália, em 1182, em uma família de grande poder financeiro. Depois de ficar muito doente desistiu da herança para se dedicar à igreja, sendo reconhecido assim como símbolo de humildade, já que trajava sempre uma túnica marrom, que o distanciava dos "trajes mundanos".

Antes da beatificação, Francisco era conhecido também pela sua relação com a natureza. Por esse motivo ele ficou conhecido como o santo protetor dos animais.

Laizza levou Buck, que completou um ano ontem, para receber bênção pela primeira vez (Foto: Bruna Kaspary)Laizza levou Buck, que completou um ano ontem, para receber bênção pela primeira vez (Foto: Bruna Kaspary)


imagem transparente

Classificados


Copyright © 2018 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.