ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Comportamento

No Parati, há 11 anos família paraguaia faz festa para Virgem de Caacupê

Anny Malagolini | 09/12/2013 06:30
Comemoração acontece há 11 anos no bairro Parati (Foto: Marcos Ermínio)
Comemoração acontece há 11 anos no bairro Parati (Foto: Marcos Ermínio)

A santa é padroeira do país vizinho, mas mesmo quem deixou o Paraguai para viver no Brasil, trouxe consigo a devoção à Nossa Senhora de Caacupê. No Centro Comunitário do bairro Parati, em Campo Grande, uma família se reúne sempre no dia 8 de dezembro, há onze anos, para deixar claro o tamanho da fé.

Formada por seis irmãos, a família Gonzalez é de Ponta Porã. A mãe era a única paraguaia legítima, nascida em uma das fazendas que serviam à empresa “Erva Matte Laranjeira”. Mas a matriarca faleceu no inicio deste ano e com a perda, os filhos contam que até pensaram em acabar com a festa em comemoração a padroeira.

Mas já havia se transformado em tradição e muitas pessoas cobravam o encontro até para cumprir promessas.

A fé à virgem começou com a mãe da auxiliar contábel Dionísia Maria Gonzalez, de 42 anos. Já a relação dela com a santa iniciou aos nove meses de vida. Ela conta que, doente, a mãe desesperada a jogou para o alto, em frente ao hospital, e pediu à Nossa Senhora de Caacupê que a salvasse.

Para a cura, a promessa foi andar 10 quadras de joelhos, com a santa na cabeça, um trato cumprido. Depois, Dionísia foi diagnosticada com coqueluxe e se tratou.

Ela mora em Campo Grande junto a família há 20 anos e antes de fazer a própria festa, eles viajavam até o Paraguai e comemoravam a data em Pedro Juan Caballero. Em 2003, ela conseguiu comprar uma casa e acredita que foi outra conquista graças à santa. "Prometi que se o pedido se concretizasse teria que fazer a festa por minha conta".

A primeira reunião ocorreu no mesmo ano, na casa nova, no bairro Parati. Hoje, o dia da Virgem de Caacupê é festejado no centro comunitário do mesmo bairro, com a colaboração de amigos e parentes, que se reúnem para rezar e, claro, já que é festa paraguaia, dançar a polca e comer a sopa paraguaia.

O ritual era iniciado pela mãe, que chegava ao local de joelhos, com a santa na cabeça, relembrando a promessa que durou dez anos. Com a morte, quem “assumiu” o posto da matriarca foi a filha mais velha, Amélia, de 57 anos. “É uma emoção, dar continuidade a tradição da minha raiz”, afirma. 

Os custos com a festa vão sendo divididos de acordo com as graças atribuídas à virgem. Quem acredita ter sido ouvido pela santa, passa a colaborar. 

O comerciante Juliano da Silva Batista, de 28 anos, é um dos devotos da virgem de Caacupê. Sem descendência paraguaia, ele conta que conheceu a história por amigos, e resolveu fazer uma promessa à ela e em um ano foi atendido, garante. “Eu tinha muita conta, não sabia como me livrar”, explica. Para pagar a promessa e agradecer a “benção” recebida, neste ano 50% da festa foi paga por ele.

Com o filho em coma há seis meses, a cozinheira Maria Carolina, de 75 anos, pediu à santa que o menino sobrevivesse, e há três meses ele deixou o CTI. “O médico disse que ele não amanheceria, foi um milagre”. Conforme o prometido, a partir de agora, a comida das festas para a santa será feita por Maria. “É o que eu pude oferecer”.

E a cozinheira já se prepara para a próxima promessa. A neta fez um concurso, e se passar a comemoração do ano que vem vai ser bancada por ela.

Rosemari Martins, de 29 anos, e o marido, o autônomo George Marinho, de 33, moram em Ponta Porã, mas viajam a Campo Grande para entregar doces as crianças como uma forma de agradecimento à santa, também no dia 8 de dezembro. “Não fiz promessa, mas agradeço as graças de todos os anos” explica.

Apesar da proximidade com o Paraguai, onde acontecem as festas genuínas, eles ainda preferem Campo Grande. “Lá é muito cheio, não da pra distribuir doces para todos, então optamos em vir aqui”.

Segundo a crença, por volta de 1.600, a santa foi esculpida em uma árvore por um índio, que prometeu desenha-la se conseguisse se esconder de canibais. A imagem tem cabelos longos e traços paraguaios.

Um dos detalhes da santa são os cabelos. (Foto: Marcos Ermínio)
Um dos detalhes da santa são os cabelos. (Foto: Marcos Ermínio)
Nos siga no Google Notícias