ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Comportamento

Nos intervalos do trabalho, pedreiro deixa obra para tocar trombone na rua

Raphael está no terceiro semestre do curso de Música e tenta conciliar o trabalho com os estudos

Alana Portela | 04/06/2019 08:35
Raphael é pedreiro, mas no intervalo do trabalho se dedica a música (Foto: Kisie Ainoã)
Raphael é pedreiro, mas no intervalo do trabalho se dedica a música (Foto: Kisie Ainoã)

É sob o sol de meio-dia, sentado em um banco improvisado, de lata de tinta, que o pedreiro Raphael Clementino Martins se dedica a tocar trombone de vara. Ele é estudante de Música e, durante o intervalo do almoço, das 11h às 13h, deixa a obra de lado para treinar o instrumento, ao ar livre. Do erudito ao popular, o futuro músico carrega 100 folhas com partituras para praticar. O case (estojo para guardar trombone) vira a estante, para ler as notas na calçada da Avenida Mato Grosso.

Ele está no terceiro semestre da graduação e tenta conciliar o trabalho com os estudos. Atualmente, realiza em uma reforma no condomínio Johan Strauss, no bairro Jardim dos Estados, e quando chega o intervalo, senta na calçada ao lado do prédio para os exercícios. “Toco aqui fora porque não quero incomodar os moradores”, explica.

São duas horas de dedicação para aperfeiçoar as técnicas e dar conta de atender as expectativas do curso. “Tem seis meses que toco aqui. É o único tempo que tenho para estudar, pois entro às 8h e paro às 11h, almoço rápido e venho pra cá. Às 13h, volto para o serviço, fico até às 16h e depois corro para a universidade porque preciso me apresentar todos os dias. Retorno para casa por volta das 22h 50”, disse.

O pedreiro conta como é sua rotina (Foto: Kisie Ainoã)
O pedreiro conta como é sua rotina (Foto: Kisie Ainoã)

O pedreiro fala da disciplina “Instrumento musicalizador” do curso, que exige o treino diário dos repertórios. “Tem que exercitar todos os dias para ter uma embocadura boa. É difícil e tem que se esforçar para sair um som de qualidade”, diz.

O trombone que toca é com vara e tem sete posições que precisam ser seguidas para não sair do compasso. “Tem que fazer a posição certa e saber jogar o ar com a boca, para ter o som afinado. Precisa ter fôlego e existem alturas; média, grave, agudas para fazer”, conta. “É necessário um preparo físico, por isso almoço antes”, completa.

O instrumento é emprestado pela universidade e Raphael leva os estudos a sério. De um lado para o outro, carrega o trombone na garupa da sua moto e roda a cidade. “É da faculdade e só posso ficar com ele, enquanto estou cursando. Por conta disso, me acompanha a todo momento. Contudo, em julho vamos entrar de férias e terei que devolvê-lo. Quero comprar um baratinho e simples, mas não tenho condições ainda”, afirma.

Raphael diz que o trombone é usado para tocar em orquestras, casamentos e outros eventos. Por conta da graduação, precisou se apresentar em uma escola de Campo Grande para ter nota. “Foi a nossa primeira prova, toquei para os alunos. Agora a segunda etapa será na universidade mesmo. Tem que estudar, são muitas técnicas e tive que me virar para dar conta da matéria”, destaca.

O trombone acompanha Raphael para todo lado (Foto: Kisie Ainoã)
O trombone acompanha Raphael para todo lado (Foto: Kisie Ainoã)
O estudante escolhe as partituras para treinar (Foto: Kisie Ainoã)
O estudante escolhe as partituras para treinar (Foto: Kisie Ainoã)

Instrumento - A música surgiu na vida do pedreiro durante a infância. Na época, participou de um projeto da igreja onde teve seu primeiro contato com o instrumento. “Tocava o trombone de pisto aprendi muita coisa e agora estou aprimorando”, afirma. Em 2017, ele fez o Enem e com o incentivo da esposa, resolveu se inscrever no curso de Música. “Fiz a prova, passei e me matriculei. Nesse curso, o aluno tem que entrar com um instrumento, então escolhi o trombone”.

Por ser licenciatura, ele conta que a profissão será voltada para a disciplina de artes nas escolas. “Tem quatro pilares; música, teatro, dança e artes visuais. Na igreja, já ensino a tocar violino, flauta, clarinete, saxofone”, relata.

Ao ar livre, ele toca música popular e erudita (Foto: Kisie Ainoã)
Ao ar livre, ele toca música popular e erudita (Foto: Kisie Ainoã)

Dificuldade - Quem avista Raphael manuseando o trombone com facilidade, nem imagina como é difícil tocar o instrumento. “Tem que cuidar a sonoridade. O trabalho aqui também é pesado, não uso para relaxar”, afirma.

Ele fala que a música traz vários sentimentos. “Quando a pessoa está triste coloca uma canção para melhorar. Vai além do dinheiro, existe a razão de tocar e poder emocionar alguém. Representa alegria”, diz. “É uma das primeiras manifestações da humanidade, independente da etnia, raça e sempre está em inovação desde Aristóteles, Mozart, Beethoven, período da Renascença, Romantismo até hoje”, complementa.

O case do trombone é usado como estante para ler das partituras (Foto: Kisie Ainoã)
O case do trombone é usado como estante para ler das partituras (Foto: Kisie Ainoã)

Segundo Raphael, o pessoal gosta de ouvir a música popular. “É pelo fato de ser mais dançante. Já erudita, o público tem que conhecer o repertório e o compositor para conseguir extrair alguma coisa dela. Carrego 100 partituras para treinar, e tem vez que toco jazz, blues”.

Apesar da dedicação ao instrumento, o estudante ainda não conseguiu criar composições. “Toco as canções de outros compositores, tem a sonata de Mozart. No começo foi complicado, mas peguei rápido a leitura das partituras e tem que ter noção de altura e afinação”, explica.

Uma das canções que estão no repertório de Raphael é Cantiga Brasileira, composição de Gilberto Gagliardi e o Lado B gravou um vídeo estudante tocando. Confira a filmagem a seguir.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram.

Nos siga no Google Notícias