ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Comportamento

Página resgata história de álbum de rap que marcou Mato Grosso do Sul

Álbum "Master Break" foi lançado em 1991 pelo rapper paulistando Buddy X, que vivia em Campo Grande na época

Lucas Mamédio | 17/06/2021 08:04
Capa do primeiro CD de rap de Mato Grosso do Sul, segundo a página. (Foto: Reprodução Facebook)
Capa do primeiro CD de rap de Mato Grosso do Sul, segundo a página. (Foto: Reprodução Facebook)

O #TBT de hoje resgata uma saudade musical.  Nas redes sociais, uma página dedicada ao resgate histórico musical de Mato Grosso do Sul, a Rádio Sons do Mato, fez seguidores voltarem no tempo e lembrarem do primeiro álbum de rap gravado em Campo Grande, o "Master Break – Pra você que me vê".

O projeto de preservação é uma iniciativa de Idemar Luiz Sprandel, que hoje vive no Rio Grande do Sul, mas morou 25 anos em Campo Grande, tendo sido radialista e conselheiro estadual da cultura.

No texto, que na verdade teve informações retiradas do site especializado Urbano Independente, Idemar conta brevemente a história de Buddy X, rapper paulistano responsável pelo primeiro álbum de rap em 1991. O álbum está todo disponível no canal da rádio no YouTube.

Buddy X gravando com seu pai, Mano Gera (Foto: Arquivo Pessoal)
Buddy X gravando com seu pai, Mano Gera (Foto: Arquivo Pessoal)

“Depois de assistir ao filme Flash Dance em 1984, Buddy X começa a dar seus primeiros passos de Break. Em 1985 Buddy X e um grupo de amigos quase foram presos na Rodoviária de Campo Grande-MS pois estavam dançando Break em frente a um cinema dentro desta rodoviária e o dono do cinema ao ver que as pessoas não entravam para assistir ao filme, pois elas estavam maravilhadas com a nova dança, resolveu chamar a polícia para tirá-los de lá, o que foi feito mesmo com o protesto das pessoas que assistiam! Em 1989 no Terminal Bandeirantes de Ônibus Urbano, vários dançarinos começaram a se encontrar por lá, e daí nasceu o Master Break”, relembra um trecho do texto.

Em 1991, Buddy X e seu pai, o Mano Gera, fazem a 1ª letra do Master Break que foi “Pra você que me vê!”, mas a música que estourou mesmo foi: “Vida de Garí!”, conhecida popularmente como o “Rap do Garí” (1993) que na época virou um hino nos bairros já que teve sua execução na rádio Ativa FM e rádio Cidade FM entre as mais pedidas.

“A gravação foi caseira e feita na sala da casa de Mano Gera em fita cassete com aparelhagem emprestada e gravada várias vezes e daí se tirava a que ficava melhor porque tinha que ser gravada inteira sem cortes, era super trabalhoso mas muito gratificante”, conta Idemar.

Em 1997 o grupo mudou-se para Guarujá (SP) e por razões pessoais Charles e depois Max Jay, parceiros de Buddy retornam a Campo Grande, então Buddy X e Mano Gera resolvem dar uma remodelada no trabalho do grupo e dão seguimento na carreira em São Paulo

Idemar lembra vagamente do grupo.  “Na época da pesquisa não tínhamos a tecnologia, acesso à grana para ter o contato. Como era catalogação, dispensamos contatos por motivos principalmente pecuniários”, diz.

Confira abaixo uma das músicas do álbum "Master Break".

E você? Qual a sua saudade? Mande seu #TBT para o Lado B no Facebook, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563 e vamos contar sua história na próxima quinta-feira.


Nos siga no Google Notícias