ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Comportamento

Para produzir documentário, jovens de Assentamento buscam financiamento coletivo

Thaís Pimenta | 15/04/2018 07:40
Os 20 jovens do Assentamento Sucesso se uniram em busca de financiamento coletivo para realizar documentário. (Foto: Divulgação)
Os 20 jovens do Assentamento Sucesso se uniram em busca de financiamento coletivo para realizar documentário. (Foto: Divulgação)

Parte das 80 famílias que formam o Assentamento Sucesso viveram quinze anos de fazenda em fazenda em busca de terra para produzir. Há 10, finalmente receberam do Incra a antiga Fazenda Friuri, em Sidrolândia, e por lá começaram a vida.

Dessa história nada se tem documentado. Por isso, os 20 jovens do assentamento se uniram para tentar um financiamento coletivo no Kickante para comprar câmeras e materiais digitais e produzirem um documentário que registre essa memória sobre os que já foram, aos que continuam por lá e para aqueles que virão.

Eles precisam de R$ 15.769,90 para comprar uma câmera fotográfica digital com filmagem em Full HD, um tripé, dois cartões de memória, um notebook, uma impressora, contratação de pessoal de apoio e assinatura de internet por um ano. Eles também pretendem conseguir uma renda extra com parte desses materiais oferecendo serviços de impressão, fotografia, filmagem e acesso à internet à comunidade.

De acordo com a mãe de uma das responsáveis pelo projeto, Valdenir Barbosa Holsbach, a iniciativa partiu dos jovens, com a ajuda de Teca, uma profissional que veio de Brasília para auxiliá-los na organização do projeto e na captação dos recursos. "Ela perguntou a elas qual o sonho que eles tinham e todos disseram a mesma coisa, vontade de mexer com tecnologia para resgatar a nossa história e tradição", diz ela.

Para lançar a campanha no site, eles desenvolveram um roteiro para um pequeno vídeo, apresentando as motivações que lhes fizeram correr atrás de ajuda financeira. "Eles foram entrevistando o pessoal do  assentamento com o auxílio dela, que filmou eles nos espaços em eles vivem. Não parece, mas esses jovens sofreram bastante, alguns dels tinham de andar quilômetros para chegar à escola na época de acampamento", completa Val.

Gostou e quer ajuda? Acesse o link aqui. Confira o vídeo produzido abaixo:

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram.

Nos siga no Google Notícias