A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 19 de Setembro de 2018

15/04/2018 07:40

Para produzir documentário, jovens de Assentamento buscam financiamento coletivo

Thaís Pimenta
Os 20 jovens do Assentamento Sucesso se uniram em busca de financiamento coletivo para realizar documentário. (Foto: Divulgação)Os 20 jovens do Assentamento Sucesso se uniram em busca de financiamento coletivo para realizar documentário. (Foto: Divulgação)

Parte das 80 famílias que formam o Assentamento Sucesso viveram quinze anos de fazenda em fazenda em busca de terra para produzir. Há 10, finalmente receberam do Incra a antiga Fazenda Friuri, em Sidrolândia, e por lá começaram a vida.

Dessa história nada se tem documentado. Por isso, os 20 jovens do assentamento se uniram para tentar um financiamento coletivo no Kickante para comprar câmeras e materiais digitais e produzirem um documentário que registre essa memória sobre os que já foram, aos que continuam por lá e para aqueles que virão.

Eles precisam de R$ 15.769,90 para comprar uma câmera fotográfica digital com filmagem em Full HD, um tripé, dois cartões de memória, um notebook, uma impressora, contratação de pessoal de apoio e assinatura de internet por um ano. Eles também pretendem conseguir uma renda extra com parte desses materiais oferecendo serviços de impressão, fotografia, filmagem e acesso à internet à comunidade.

De acordo com a mãe de uma das responsáveis pelo projeto, Valdenir Barbosa Holsbach, a iniciativa partiu dos jovens, com a ajuda de Teca, uma profissional que veio de Brasília para auxiliá-los na organização do projeto e na captação dos recursos. "Ela perguntou a elas qual o sonho que eles tinham e todos disseram a mesma coisa, vontade de mexer com tecnologia para resgatar a nossa história e tradição", diz ela.

Para lançar a campanha no site, eles desenvolveram um roteiro para um pequeno vídeo, apresentando as motivações que lhes fizeram correr atrás de ajuda financeira. "Eles foram entrevistando o pessoal do  assentamento com o auxílio dela, que filmou eles nos espaços em eles vivem. Não parece, mas esses jovens sofreram bastante, alguns dels tinham de andar quilômetros para chegar à escola na época de acampamento", completa Val.

Gostou e quer ajuda? Acesse o link aqui. Confira o vídeo produzido abaixo:

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram.



imagem transparente

Classificados


Copyright © 2018 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.